Notícias

Alece participa de evento com gestores públicos e destaca ações de sustentabilidade

Por Vandecy Dourado
17/06/2024 16:22 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, discursa para um público formado por gestores municipais do Ceará. Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos atores que participam da XII edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024, realizada no Centro de Evento do Ceará, em Fortaleza. Na manhã desta segunda-feira (17/06), o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), discursou aos participantes sobre as contribuições do Legislativo para a gestão pública, destacando ações de transparência, responsabilidade social e sustentabilidade. 

O Comitê de Responsabilidade Social da Alece lidera diversas iniciativas que viabilizam ações e estratégias inovadoras e contínuas do Parlamento cearense no avanço das políticas públicas de sustentabilidade no Ceará. Evandro Leitão destacou os três eixos principais que servem de alicerce para as ações do comitê: transparência, humanização e a temática socioambiental. 

"No eixo da transparência, a nossa Assembleia foi escolhida entre as quatro assembleias mais transparentes de todo o Brasil. O segundo eixo, da humanização, é porque nós temos uma cesta de produtos e serviços que ofertamos à população, além do nosso público interno. E o eixo socioambiental, inclusive participamos da COP 28, em Dubai, em dezembro do ano passado, onde apresentamos as nossas iniciativas em educação e em sustentabilidade", detalhou o presidente. 

O papel na promoção da responsabilidade social utilizando a educação e a adoção de práticas sustentáveis é um dos compromissos da Alece firmados no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), aliando as ações do Parlamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Alece é a única casa legislativa do Brasil signatária do pacto global.

Na ocasião, Evandro Leitão anunciou um projeto voltado aos gestores municipais que visa estimular projetos pautados na agenda ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). "A questão da sustentabilidade vai muito além da questão ambiental. Ela é uma questão também humanitária. Estamos lançando o Selo Alece ESG para todos os municípios, no sentido de reconhecer projetos existentes, assim como também estimular os municípios do estado do Ceará para ações de responsabilidade socioambiental", destacou.

SUSTENTABILIDADE

Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a Alece lança o Selo Alece ESG na Gestão Pública no próximo dia 27 de junho, em cerimônia com detalhes sobre o edital e a forma de participação. A iniciativa ressalta a importância para o reconhecimento e desenvolvimento de ações de gestão pública alinhadas a boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança nos municípios cearenses. 

Todas as informações do projeto também estarão disponíveis nos veículos de comunicação da Alece como forma de alcançar e disseminar essa iniciativa para todo o Estado, sensibilizando gestores e sociedade civil para a relevância e necessidade do envolvimento com práticas sociais sustentáveis. O selo terá três níveis, Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG.

Espaço Alece dedicado a informar sobre serviços oferecidos à população e projetos de apoio aos municípios / Foto: Júnior Pio

 

A Alece tem um espaço no Seminário de Gestores Públicos onde foi montado um estande com informações sobre os serviços oferecidos pela Casa Legislativa voltados para a sociedade e projetos de apoio aos municípios, como a instalação de escolas legislativas, o programa Alcance, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), bem como produtos de comunicação, como a última edição da Revista Plenário.

A XII edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024 acontece nos dias 17 e 18 de junho e tem o propósito de fornecer ferramentas, informações práticas e conhecimentos necessários para a implementação de projetos, políticas e programas eficazes para a melhoria da gestão pública. Na programação, são apresentados temas que envolvem diretamente a gestão pública em todos os seus segmentos. 

O evento é promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o Instituto Future e o Diário do Nordeste, com apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), da União dos Vereadores do Ceará (UVC), do Instituto Plácido Castelo (IPC) e Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará). 

Edição: Clara Guimarães

Veja também