Notícias

Conexão Alece destaca novas iniciativas da Universidade Federal do Ceará

Por Giovanna Munhoz
09/09/2024 10:07 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Conexão Alece recebeu o professor e reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida - Foto: Bia Medeiros

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7MHz), entrevistou, nesta segunda-feira (09/09), o professor e reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, que ressaltou ações e iniciativas na área da educação e os projetos de sua gestão.

O professor explicou que, no início da gestão, em 2023, muitos projetos conseguiram ser destravados de forma rápida. Aportes de recursos vindos do Ministério da Educação deram suporte para distribuir obras nos campi do interior do Estado, como em Sobral, Crateús e Itapajé.

Já na capital, dos planejamentos em andamento, o reitor destacou o Hospital Universitário no Campus Porangabuçu e o novo campus na Praia de Iracema. “São as duas maiores obras que estão acontecendo e que vão mudar muita coisa em termo de ensino e formação dos estudantes”, assinalou.

Custódio Almeida detalhou que o novo Hospital Universitário será uma unidade grandiosa, com 16 pavimentos, que vai incrementar a qualidade de saúde no Estado. “Esse hospital vai mudar o modo de receber os pacientes e a ambiência das especialidades médicas, além de incrementar a formação dos alunos da área da saúde”, apontou.

O educador, que é titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e docente do curso de Filosofia, também destacou iniciativas ligadas ao campus da Praia de Iracema, que vai receber o Instituto de Ciências do Mar e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais. “A adaptação foi fantástica porque conseguimos aproveitar tudo o que está edificado, no que seria o Acquario, para a universidade. Em setembro, já queremos mostrar em outdoors para a população como ficará esse novo campus, inclusive”, comemorou.

Segundo o reitor, o campus na Praia de Iracema vai receber ainda cursos de cultura e arte, entre eles Teatro, Dança, Gastronomia, Cinema, Música, Jornalismo, Publicidade. 

Uma praça de eventos da universidade deve ser construída ainda, na rua dos Tabajaras, onde ficava o edifício São Pedro, recém-demolido. “Houve a cessão desse local para a UFC, e vamos ocupar esse espaço, levar uma praça de eventos, onde podemos fazer feiras, seminários e mostrar para a Praia de Iracema que esse local será um centro aberto da UFC para muitas parcerias, cultura e articulação com a sociedade”, enfatizou.

Custódio Almeida pontuou que inovações tecnológicas e equipamentos culturais serão levados ainda para o interior do Ceará e ressaltou também a criação da Secretaria de Esportes e Secretaria do Meio Ambiente da UFC, além de atividades e ações do ciclo comemorativo dos 70 anos da universidade. 

O professor agradeceu a parceria do Governo do Estado e do Ministério da Educação, que, além de auxiliar nos recursos, mantém diálogo aberto. Como reitor, Custódio reiterou a importância da pluralidade da universidade, do diálogo e da necessidade de sempre buscar a igualdade. “Hoje temos uma universidade colorida em todos os cursos. São muitas culturas diferentes, e isso é ímpar. É um local em que, em qualquer sala de aula, existe uma diversidade de pessoas onde o respeito e a tolerância precisam ser exercitados, e é exatamente disso que o mundo precisa. Um lugar de humanização”, afirmou.

Custódio Almeida é professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e docente do curso de Filosofia, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Sociologia pela UFC (1992), graduado em Computação pela UFC (1988) e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) (1991). 

É docente da UFC desde 1993, pró-reitor de Graduação entre 2007 e 2015 e vice-reitor da UFC de 2015 a 2019. É membro também do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE-CE), cientista-chefe da Cultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e professor orientador dos programas de Pós-Graduação em Filosofia, Ecologia e Recursos Naturais e Enfermagem da UFC. Na área de Filosofia, desenvolve pesquisas em dialética, hermenêutica filosófica, fenomenologia e educação.

O Conexão Alece vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV, às 20h30. O programa também fica disponível em formato de podcast nas plataformas de áudio SpotifyDeezer e Apple Podcast.

Assista ao programa Conexão Alece na íntegra:

Edição: Lusiana Freire 

Veja também