Notícias

Primeiro turno das eleições traz mudança na composição da Alece

Por Juliana Melo/ com Comunicação Interna
07/10/2024 15:35 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Após a confirmação do resultado do primeiro turno das eleições de 2024, realizado neste domingo (06/10), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá uma alteração em seus quadros.

O deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União), atual terceiro-secretário da Mesa Diretora da Alece, foi eleito prefeito de Sobral neste domingo, com 52,53% dos votos válidos.

O parlamentar assume a gestão municipal em 1º de janeiro de 2025, devendo renunciar ao mandato na Alece. Portanto, assumirá o primeiro suplente do partido, Heitor Férrer, que será efetivado para o mandato a se concluir em janeiro de 2027.

Heitor Férrer foi deputado estadual por cinco mandatos, conquistados nas eleições de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Na sua sexta candidatura ao Parlamento estadual, ficou como primeiro suplente do União.

Também foram confirmadas as vitórias de dois suplentes de deputados candidatos a prefeitos no primeiro turno e que chegaram a tomar posse como deputados estaduais: Moésio Loiola (PSB) em Campos Sales e Simão Pedro (PSD) em Orós.

As vitórias de Moésio Loiola e Simão Pedro alteram a relação de suplentes dos partidos pelos quais concorreram às eleições de 2022. Moésio Loiola ocupava a primeira suplência do Progressistas, posto que passará a ser ocupado por Dr. Victor Gurgel após sua posse como prefeito de Campos Sales.   

Já a posse de Simão Pedro, atual primeiro suplente de deputado estadual pelo PSD, como prefeito de Orós, fará com que Apollo Vicz passe a figurar na primeira suplência da sigla. 

Outras alterações na composição da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) podem ocorrer após o resultado do segundo turno das eleições, a ser realizada em 27 de outubro.

Edição: Clara Guimarães

Veja também