Notícias

Luiza Trajano e Annette Thérèse recebem Título de Cidadania Cearense na Alece

Por Guilherme de Andrade
17/10/2024 20:39 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada nesta quinta-feira (17/10), no Auditório Murilo Aguiar - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene nesta quinta-feira (17/10), no auditório Murilo Aguiar, para conceder o Título de Cidadã Cearense a duas personalidades de destaque no mundo do empreendedorismo: Luiza Helena Trajano e Annette Thérèse Yvonne de Castro. O evento atendeu a solicitação da deputada Jô Farias (PT), que é autora dos projetos que deram origem às leis n.º 19.050/24 e n.º 19.051/24, que concederam os títulos. 

Além de ser presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano preside o Grupo Mulheres do Brasil e foi nomeada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como champion do Conselho da Women-led Cities em 2023.

Já Annette Thérèse Yvonne de Castro é uma executiva britânica radicada no Ceará desde 1983. Ela atua no setor industrial há 40 anos e ganhou destaque na gestão de empresas como Esmaltec e Mallory Eletroportáteis. Atualmente ela ocupa o cargo de cônsul honorária dos Países Baixos nas regiões do Ceará, Maranhão e Piauí. 

Deputada Jô Farias é autora dos projetos que concederam os títulos de cidadania cearense. Foto: Dário Gabriel/Alece

Jô Farias ressaltou que a homenagem para Luiza Trajano e Annette Thérèse vai além do papel empresarial exercido pelas duas, reconhecendo também o “trabalho socioeducacional que fazem aqui no estado do Ceará”. “É muito importante que a gente possa dar visibilidade a mulheres que trabalham e lutam”, acrescentou a parlamentar. 

A primeira-dama da Alece e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Cristiane Leitão, também celebrou o momento e destacou a importante atuação de Annette no período da pandemia de covid-19 no Ceará com relação à vacinação. “Como ela fez a diferença no nosso Estado, trazendo vacina para todas as pessoas. E como ela está fazendo, trazendo também esse olhar para a vacinação dos nossos jovens contra o HPV”, comentou Cristiane Leitão. 

Annette Thérèse falou sobre a importância do Ceará para a vida profissional e pessoal dela - Foto: Dário Gabriel/Alece

Ao agradecer a homenagem recebida pela Alece, Annette Thérèse ressaltou a importância do Estado para sua evolução pessoal e profissional. Ela afirmou que, sem o Ceará, jamais teria virado a profissional e o ser humano que é. “Eu sofri, eu venci e eu passei a ser uma pessoa simplesmente muito melhor por todas as vivências que a gente teve”, compartilhou. 

A empresária Luiza Trajano defendeu a importância da diversidade - Foto: Dário Gabriel/Alece

Já Luiza Trajano, além de agradecer pelo reconhecimento, comprometeu-se a ser “cada dia mais nordestina” e buscar valorizar a presença feminina no meio profissional. Ela afirmou ainda que “chegou o momento da diversidade, chegou o momento da mulher” e que o feminismo nada mais é do que a “igualdade entre homem e mulher”.

A vice-governadora do Estado, Jade Romero, elogiou a atuação das duas homenageadas e deu as boas-vindas para as novas cearenses. Ela avaliou que Luiza Trajano e Annette Thérèse possuem grande impacto no mundo dos negócios, mas que, sobretudo, “são duas mulheres empreendedoras de visão para o impacto social”.

Homenageadas receberam placas em que constam a cidadania cearense concedida a elas - Foto: Dário Gabriel/Alece

A mesa da solenidade também contou com a presença da primeira-dama do estado do Ceará, Lia de Freitas, e das deputadas Martinha Brandão (Cidadania) e Larissa Gaspar (PT). 

 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também