Notícias

Qual é o Tom do Ceará destaca trabalho de músico e arte-educador Jon Soarez

Por Luciana Meneses
18/10/2024 10:18 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

O programa Qual é o Tom do Ceará, da Alece FM (96,7 MHz), deste sábado (19/10) destaca o trabalho do cantor, compositor, músico e arte-educador cearense Jon Soarez.

Jon Soarez é oriundo do Movimento de Cultura Popular do Pirambu (MOCUPP) e tem sua trajetória de vida ligada aos movimentos culturais de Fortaleza. Nos anos 1980, ele integrou os grupos de teatro Grita, Cigania Luzidia e Cancela, onde esteve como músico, ator e sonoplasta nos espetáculos: “A Irmandade da Santa Cruz do Deserto”, de Oswald Barroso; Projeto Lorca; teatro de rua com o espetáculo “Os Ciganos Enlorquecidos”, de Eduardo Braga, e a peça “Inhamuns, Terra dos Centauros”, de Guaracy Rodrigues, dentre outros.

Da parceria com Eugenia Neri, nasce a série de shows étnicos intitulada “Sons e Pele: Raízes D’Alma”, um almanaque de recortes poético-musical do cancioneiro brasileiro misturado com sonoridades autorais que conta a história de amor e luta do povo negro, suas falas e poesia. Na história, Eugênia Neri e Jon Soarez trazem à cena a dor da escravização africana em terras brasileiras, a tragédia do novo apartheid transcendida em energia de superação, que só uma arte doadora de sentido pode transmutar em resistência e alegria.

Ao lado de João Pirambu, apresentou o show “Munganga Navi”, que também deu nome ao álbum musical homônimo lançado nas plataformas de streaming em agosto de 2024. O cantor vem ainda dedicando esforços na construção de um estúdio para gravação (Estação Fronteira), para ensaios e produção audiovisual que, em breve, deverá inaugurar uma nova fase de produções artísticas na periferia de Fortaleza.

Com produção e apresentação da jornalista Ian Gomes, o programa vai ao ar aos sábados, a partir das 12h, pela Alece FM (96,7 MHz). 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também