Notícias

Cobertura da Alece no 2° turno das eleições reforça compromisso com a informação

Por Giovanna Munhoz/ Ricardo Garcia
28/10/2024 14:36 | Atualizado há 4 dias

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizaram cobertura multiplataforma durante o 2° turno das eleições municipais de 2024, reforçando o compromisso com a informação em tempo real, fortalecendo a democracia e a transparência.

Nesse domingo (27/10), durante oito horas, a programação da Alece FM, Alece TV e Alece Mídias contou com cobertura ao vivo do pleito para as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, análises políticas e apuração dos votos direto da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza.

A coordenadora de Comunicação Social da Alece, Giselle Dutra, destaca o trabalho realizado pelos profissionais como registro histórico para a cidadania e democracia. “A Alece tem se consolidado na cobertura das eleições com muita credibilidade e comprometimento das nossas equipes. Momentos históricos estão registrados pelos veículos de comunicação do Parlamento, um símbolo para a democracia e para o fortalecimento da cidadania”, revela.

Segundo o gerente-geral da Alece TV, Rafael Luis Azevedo, a cobertura das eleições, tanto no 1° como no 2° turno, aprofundou a integração entre as equipes da TV e FM Alece, que atuaram juntas, potencializando os trabalhos, contando também com os profissionais da Alece Mídias. "Jornalistas, radialistas, técnicos e demais profissionais atuaram numa transmissão única, presente também no YouTube. Isso otimizou os trabalhos, evitou a duplicidade de atividades e ampliou a capacidade dos veículos de estarem em mais pontos de votação", assinalou.

A gerente-geral da Alece FM, Tarciana Campos, explicou que as notícias começaram às 8h, simultaneamente na rádio e na TV, com apresentação dos jornalistas Kézya Diniz e Thiago Norões. Já o Especial Eleições 2024 contou com repórteres que acompanharam os votos dos candidatos em Caucaia e Fortaleza. A programação contou ainda com atualizações sobre a movimentação em algumas seções eleitorais de Fortaleza. 

Jornalista Cláudio Teran se prepara para entrar no ar com as últimas notícias da eleição - Foto: Dário Gabriel

Durante a tarde, o repórter Cláudio Teran passou flashes com as principais atualizações do andamento das eleições e, a partir das 17h, a cobertura ao vivo retornou, destacando o andamento da apuração dos votos, com a apresentação do jornalista Renato Abreu.

"Agradeço a toda a equipe da rádio, TV e mídias, além dos editores, produtores e toda a equipe técnica, que fazem um trabalho essencial nos bastidores. Nesse momento, acredito que colhemos os frutos da parceria entre os veículos, que tende a se consolidar cada vez mais", frisou Tarciana.

O orientador do Núcleo de Mídias Digitais da Alece, Rafael Alves, ressaltou que, durante todo o dia de votação, houve um acompanhamento em tempo real e multiplataforma que levou informações precisas e atualizadas aos cidadãos por meio de canais digitais, incluindo o FacebookInstagramXTikTok da Alece. 

O gestor avaliou ainda que a atuação conjunta dos veículos de comunicação da Alece reforçou o compromisso do Legislativo Estadual com a transparência e a cidadania. “Mais uma vez, a Alece demonstra que, ao unir seus veículos de comunicação em uma cobertura multiplataforma, é possível servir à população com eficiência e excelência e colaborar para o fortalecimento da democracia”, assinalou.

No período que compreendeu o 1º e o 2º turno das eleições municipais, o setor de mídias digitais da Alece intensificou seus esforços para informar e esclarecer a população sobre o processo eleitoral, de acordo com Rafael Alves. “Foram desenvolvidos conteúdos educativos nas redes sociais da Alece, abordando desde o funcionamento da votação até orientações sobre os protocolos de segurança e as principais dúvidas dos eleitores. Além disso, reportagens especiais foram publicadas no feed, em parceria com a Agência de Notícias, proporcionando informações detalhadas e confiáveis sobre as regras do segundo turno e o papel do voto consciente", destacou.

A Agência de Notícias da Alece e o Núcleo de Comunicação Interna da Alece também produziram material informativo, prestando um serviço de utilidade pública à população e assegurando o exercício da cidadania de cada eleitor. 

Fortalecendo o compromisso com a democracia e com um processo eleitoral que garanta a participação da população e a promoção da cidadania, os veículos de comunicação da Alece produziram ainda um material diverso sobre as eleições na página do especial Eleições Limpas 2024

 

Edição: Vandecy Dourado/Lusiana Freire

Veja também