Notícias

Projeto Paz no Lar é destaque do Mulheres no Parlamento nesta quinta

Por Wanessa Tavares / com Assessoria
31/10/2024 16:16 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Mulheres no Parlamento, da Alece TV (canal 31.1), desta quinta-feira (31/10), apresenta o projeto Paz no Lar, que faz parte da 3ª Vara Criminal de Maracanaú, com atuação desde junho de 2015.

Para falar sobre a temática, o programa entrevista o juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Maracanaú, César Morel; a delegada da Mulher de Maracanaú, Ana Cristina Lima e Silva, e a secretária especial da Mulher e dos Direitos Humanos de Maracanaú, Margarete Rose Soares Campos.

O projeto Paz no Lar vem fazendo a diferença no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher e na prevenção ao feminicídio, com o acompanhamento direto das vítimas e agressores, desde a delegacia de polícia até o julgamento do processo.

Neste ano, já foram realizadas 1.283 mil visitas domiciliares para deferimento de medidas protetivas, sendo 190 atendimentos multiprofissionais, 369 atendimentos psicológicos e 13 grupos de reflexão com homens.

A rede de apoio ao projeto Paz no Lar é composta por um grupo de multiprofissionais, integrada por cinco psicólogas, quatro acadêmicos de Psicologia, um assistente social e um acadêmico, dois assistentes administrativos, oito policiais militares e um guarda municipal com uma viatura.

Também nesta edição, o telespectador vai acompanhar aatuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) diante do projeto Paz no Lar. O MPCE é o órgão responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição e das leis. O MPCE é o órgão que aceita ou não a denúncia de agressão, tendo, portanto, um papel importante no projeto, inclusive recomendando visitas domiciliares.

Além do MPCE, o projeto Paz no Lar conta com o apoio da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPG/CE), da Delegacia da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB/CE), da Prefeitura Municipal de Maracanaú, da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), do Conselho Tutelar, do Centro Universitário Maurício de Nassau (Faculdade Uninassau) e de diversas empresas do município de Maracanaú.

Apresentado por Silvana Ximenes Frota, o Mulheres no Parlamento tem edição de Samuel Frota e apoio no estúdio de César Ceppi e Erick Campelo. O programa é transmitido toda quinta-feira, às 8h, com reprise às 20h30, e no domingo, às 18h. Também vai ao ar na rádio Alece FM (96,7 MHz) às segundas, às 22h, ficando ainda disponível  no YouTube da Alece TV.

 

Edição: Geimison Maia

Veja também