Notícias

Em entrevista ao Conexão Alece, Rui Aguiar apresenta dados do Selo Unicef

Por Lincoln Vieira
06/11/2024 14:54 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7MHz), entrevistou, nesta quarta-feira (06/11), o chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef), Rui Aguiar, sobre o Selo Unicef, que certificou 158 municípios do Ceará.

De acordo com o Rui Aguiar, esse é o maior programa de certificações ofertadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O especialista explicou que o Selo Unicef certifica as iniciativas das prefeituras municipais que garantem serviços públicos a crianças e adolescentes. “O que o Unicef faz é comunicar a população que as prefeituras estão cumprindo as exigências de trabalhar em prol da criança e do adolescente”, ressaltou. 

O entrevistado explicou que o resultado aponta para um melhor acesso das crianças e adolescentes à saúde, educação e assistência social. Conforme Rui Aguiar, isso significa que mais crianças foram vacinadas, que houve redução do abandono escolar e que foi ofertada maior proteção social, com o aumento de denúncias e notificações de violência. “No caso do abandono escolar, o número chegava a 15%, ou seja, isso significa que, a cada 100 crianças, 15 abandonavam a escola, e atualmente o número é de praticamente zero”, assinalou.

Rui Aguiar também celebrou o fato de 93% dos municípios cearenses serem certificados pelo Selo Unicef. Para ele, o resultado é histórico. “Nunca tivemos isso na história, o que significa é que todos os desafios propostos por nós, eles têm capacidade de concluir com êxito”, comemorou. 

O chefe do escritório do Unicef celebrou ainda os 90% da cobertura vacinal em crianças e adolescentes em todo o Estado - com municípios alcançando a marca de 95%. “Esse trabalho só foi possível por causa dos agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais dos postos de saúde. Nós temos o orgulho de atingir essa média de 90% de cobertura”, celebrou. 

Rui Aguiar asseverou ainda que os municípios promoveram uma “busca ativa” de crianças e adolescentes. “Nós buscamos crianças e adolescentes fora da escola, além de identificar quais delas estavam sem cumprir o calendário vacinal [...] Essa foi a marca do Selo Unicef, ir nas casas e nas comunidades atrás de crianças que estavam sem algum tipo de proteção”, explicou.

Rui Aguiar defendeu que a assistência social seja a prioridade dos prefeitos a partir de 1º de janeiro 2025. Para ele, existe a necessidade de novas políticas públicas de proteção social a crianças vítimas de violência e de exploração. “É fundamental, neste momento de articulação para a nova gestão a partir de 2025, a prioridade com investimentos de tempo, recursos econômicos e maiores espaços físicos para a assistência social”, avaliou. 

A lista dos municípios certificados estão no link  https://www.selounicef.org.br/municipios-certificados   

Confira abaixo a íntegra do programa:

CONEXÃO ALECE 

Apresentado pela jornalista Kézya Diniz, o programa Conexão Alece (96,7 MHz) é transmitido também pelo canal da emissora no YouTube às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerYouTube Music e Apple Podcasts.

Edição: Geimison Maia

Veja também