Notícias

Importância do Jornal do Médico é celebrada em sessão solene na Alece

Por Guilherme de Andrade
12/11/2024 19:33 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou nesta terça-feira (12/11) sessão solene para comemorar os 20 anos do Jornal do Médico. A celebração, que atendeu a requerimento do deputado Guilherme Landim (PDT), foi realizada no Plenário 13 de Maio.

A trajetória do jornal é marcada por crescimento, adaptação e reconhecimento. A publicação, inclusive, é referência para os médicos, profissionais da área de saúde e comunidade em geral. Ela testemunhou e documentou inúmeros avanços e transformações no cenário da saúde e da medicina cearense. 

Guilherme Landim destacou que o periódico “vai além de uma simples publicação”. O deputado ressaltou ainda o papel da instituição junto à sociedade e como apoiadora da Medicina cearense, com “diversos eventos esportivos, várias homenagens e prêmios conquistados, além de executar projetos de responsabilidade social que visam proporcionar serviços de saúde para aqueles que mais necessitam”. 

Deputado Guilherme Landim (PDT) é autor do requerimento homenagem e presidiu a sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece

Foram homenageadas com certificados durante a solenidade as seguintes instituições: Centro Universitário Inta (Uninta); Hospital Geral de Brejo Santo, chamado de Deputado Wellington Landim; Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec); Sindicato dos Médicos do Ceará; Associação Médica Cearense; Academia Cearense de Medicina (ACM); Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO); Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobramis Ceará); Fundação Leiria de Andrade; Centro Universitário Christus (Unichristus); e a Revista Jornal do Médico. 

A solenidade também homenageou os profissionais Dorival Bringel de Olinda (in memoriam); José Maria Chaves (in memoriam); Ana Margarida Arruda Rosemberg; Marcelo Gurgel Carlos da Silva; Ricardo Madeiro; Arruda Bastos; Mirialdo Linhares Garcia, diretor do Hospital São Vicente Férrer; Francisco Azevêdo, do Jornal do Médico; além de Josemar Argollo Ferreira de Menezes, CEO da revista Jornal do Médico. 

CEO da revista Jornal do Médico, Josemar Argollo Ferreira de Menezes discursou em nome dos homenageados - Foto: Marcos Moura / Alece

Falando em nome dos homenageados, Josemar Argollo Ferreira ressaltou que o propósito da publicação era fazer uma “mídia que fosse focada no segmento médico, mas que fosse ampla tanto nos seus temas, como no seu alcance”. Ele chamou a atenção, também, para a seriedade da revista e a importância dela para a saúde cearense. 

“Há muitos valores que nós registramos ao longo desses anos que fazem a diferença na saúde pública e na saúde suplementar do Estado do Ceará. A gente sempre teve uma visão de levar informação séria, com credibilidade. É uma responsabilidade editorial, que virou uma responsabilidade social também”, avaliou.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Edmar Fernandes, reconheceu o valor do jornal para a instituição ao mencionar que de nada adiantaria os diversos trabalhos realizados se eles não fossem comunicados à sociedade. 

Representante da Comissão de Direito e Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB/CE), Ricardo Madeiro também mencionou seriedade do jornal com a informação. Outro ponto destacado pelo orador foi o fato de a revista conseguir integrar os assuntos Medicina e Direito. “A importância do Jornal do Médico é que ele deu uma relevância muito grande (à classe) devido à informação que leva com a seriedade que é necessária”, comentou.

A mesa da sessão solene foi composta ainda pelo coordenador de Monitoramento, Avaliação e Controle do Sistema de Saúde (Corac), Breno Melo Novais Miranda, representando o Governo do Estado; pela presidente do Cremec, Inês Tavares Melo; por Edmar Fernandes; pelo presidente da Academia Cearense de Medicina (ACM), Henrique Leal; e por Ricardo Madeiro. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia


 


 


 


 

Veja também