Notícias

Alunos de instituições de Fortaleza visitam a Alece

Por Narla Lopes/ Wanessa Tavares
19/11/2024 16:51 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias recebe alunos da escola Fernando Cavalcante Mota - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta terça-feira (19/11), as últimas turmas de alunos no projeto O Parlamento e sua História deste ano de 2024. A informação foi feita pelo deputado Danniel Oliveira (MDB), que presidia a sessão pela manhã, por ocasião da visita. Segundo ele, ao longo do ano, o programa contemplou 5.721 alunos e 376 professores. Ele também mencionou que, desde a criação da iniciativa, aproximadamente 59 mil estudantes de todo o estado do Ceará já participaram das visitas à Alece.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu e parabenizou a equipe do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) pelo trabalho realizado: “Vocês são essenciais para que tudo isso possa acontecer”, afirmou Danniel Oliveira.  

Os 39 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Fernando Cavalcante Mota, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, foram recebidos no Plenário 13 de Maio pelo deputado Missias Dias (PT), que explicou o funcionamento e a importância do Poder Legislativo como espaço de diálogo e construção de políticas públicas e sobre a atuação dos parlamentares. 

“O Parlamento existe para ouvir o povo, compreender seus sentimentos e transformá-los em projetos de lei que beneficiem a sociedade cearense. Aqui, debates fundamentais acontecem, tratando de questões temáticas que impactam diretamente a vida das pessoas. É essencial que aprofundemos essas discussões para fortalecer nossa capacidade de melhorar as condições de vida no Ceará”, destacou o parlamentar. 

Ele também mencionou o dinamismo da Casa, destacando o trabalho realizado pelas comissões temáticas. “Temos comissões que discutem temas como saúde, educação, agropecuária e combate à fome, entre outros assuntos essenciais. Além disso, programas voltados para a juventude e iniciativas como a Procuradoria Especial da Mulher são exemplos do alcance do trabalho que realizamos aqui”, pontuou.

Além do Plenário 13 de Maio, os estudantes conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. 

Os alunos foram acompanhados pelos professores Hudson Lopes e Eliana Coelho e pela equipe do Memorial, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo. 

Alunos da Escola Professora Balbina Jucá de Albuquerque visitam a Alece - Foro Dário Gabriel

Já no período da tarde, 20 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professora Balbina Jucá de Albuquerque, do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, receberam as boas-vindas dos mentores do Malce, Isadora Nepomuceno e Rodolfo Martos, que explicaram o funcionamento do Parlamento cearense, a importância do voto e a história da política no Ceará e no Brasil.

Após a palestra, os jovens, acompanhados pelos professores de Geografia Lucas Marques e Wilker Gomes, conheceram o acervo do Memorial, o Plenário 13 de Maio - que foi reaberto recentemente -, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa e a exposição “Imagens que Ardem”, mostra itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza que reúne 50 fotografias retratando o período da Ditadura Militar. 

O aluno Ryan Christian de Sousa, 1º ano, disse que gostava da disciplina de História e que se sentia grato pela oportunidade de estar conhecendo a Alece e o Malce “Foi importante por proporcionar hoje uma aula diferente, em que eu e a turma da escola estamos aprendendo mais sobre a história da colonização no Brasil, a chegada da Família Real Portuguesa e a história política moderna por meio de maquetes e exposições”, relatou.

A equipe da tarde é composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. O Parlamento e sua História realiza visitas de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. 

Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também