Notícias

Alece comemora o Dia Nacional do Perito Criminal e homenageia profissionais da área

Por Narla Lopes
29/11/2024 12:13 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Cessão solene em celebração ao Dia Nacional do Perito Criminal - Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta sexta-feira (29/11), sessão solene em celebração ao Dia Nacional do Perito Criminal, prestando homenagem aos profissionais da área. A solenidade, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT).

A data, 4 de dezembro, foi escolhida em 2009 durante o 4º Congresso Nacional de Criminalística, realizado pela Associação Brasileira de Criminalística, e passou a ser parte do estatuto da organização. A escolha da data é uma homenagem a Otacílio de Souza Filho, patrono da perícia criminal no Brasil.

O papel do perito criminal é essencial para a elucidação dos crimes. Os profissionais são responsáveis pela coleta de evidências, como impressões digitais, exames laboratoriais, reconstituição de cenas de crimes, análise de armas, exames de lesão corporal e necropsias, entre outras investigações.

Em seu discurso, o deputado De Assis Diniz expressou a alegria de compartilhar com os profissionais a celebração da data e ressaltou a importância da perícia criminal para o sistema de segurança pública e justiça. “Sabemos que, dentro do sistema público de segurança, a Pefoce e os peritos compõem uma estrutura fundamental na garantia da segurança jurídica”, pontuou.

O parlamentar mencionou que, “hoje, o crime organizado avança, e nada mais adequado para o exercício pleno da cidadania do que termos condições de esclarecer esses crimes. E quem pode fazê-lo? Esses profissionais, que oferecem segurança, do ponto de vista técnico e científico, para esclarecer como ocorreu”, afirmou.

Diniz ainda acrescentou que o reconhecimento e a valorização profissional são gestos que marcam a vida do profissional. “Ser reconhecido pela Casa Legislativa, ser valorizado na política de governo, ter concursos sendo realizados, abrindo as condições para o pleno exercício de sua função, são razões que podemos afirmar que o governador Elmano tem proporcionado. Quero parabenizar a todos e dizer que, para nós, é um orgulho compartilhar esse momento que marca a nossa estrutura nesse modelo de segurança pública que é fundamental nos dias atuais”, concluiu.

Falando em nome dos homenageados, o perito criminal Célio Rogério Nunes Almeida Filho agradeceu pelo reconhecimento e falou sobre a missão da Perícia Forense. “É muito mais do que uma profissão, é uma missão que todos nós desempenhamos diariamente. Nossa tarefa é transformar a ciência em justiça, desvendando os mistérios e as respostas de que a sociedade tanto necessita. Sabemos que a batalha contra o crime é árdua, mas seguimos em frente, movidos pelo compromisso com a ciência e com a sociedade”, afirmou.

Perito criminal Célio Rogério Nunes Almeida Filho / Foto: Junior Pio

Rosane Memória Aguiar, presidenta do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais do Estado do Ceará, também falou sobre o papel essencial da categoria. “Nós somos a última voz da vítima. Sabemos da importância do nosso trabalho para a sociedade e, apesar das dificuldades, lutamos minuto a minuto para desempenharmos nossas funções com justiça, sabedoria, paciência e resiliência”, afirmou.

Júlio Torres, perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), representando o Governo do Estado, saudou todos os peritos criminais e expressou gratidão à Assembleia pela homenagem. “O trabalho do perito é essencial no sistema de justiça. Temos muito orgulho da estrutura técnica da Pefoce, que conta com 10 núcleos espalhados por diversas regiões do Ceará, e com servidores altamente capacitados e comprometidos com a justiça”, destacou. 

Ele também ressaltou que, em breve, o governador Elmano de Freitas inaugurará o 11º núcleo na Serra da Ibiapaba, agradecendo pelo contínuo investimento em tecnologia e enfatizando a excelência da infraestrutura da Pefoce.

Foram homenageados com certificados as seguintes personalidades: Júlio Torres, Rosane Memória Aguiar, Francisco das Chagas Oliveira Júnior, Antônio Merivalder Lopes Cunha Filho, Célio Rogério Nunes Almeida Filho, Daniel de Queiroz Chaves, Francisco Fiuza de Menezes Júnior, Joel Boechat de Moraes Júnior, Juliana Ribeiro Leite Oliveira, Júlio César Rodrigues Rocha, Leda Talita Afonso Ferreira de Queiroz, Lyara Barbosa Nogueira Freitas, Otaviano do Nascimento Silva, Raimundo Alves Bezerra, Renata Yumi Kimura, Ricardo Lucena Cabral, Tácio Pinheiro Bezerra, Túlio Ítalo da Silva Oliveira e Verbena Matos Cortez.

Durante o evento, o deputado De Assis Diniz também informou que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de parceria com o Governo do Estado e a Pefoce, está emitindo a Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma gratuita na Sala Sensorial, localizada no prédio do anexo III da Alece. “A Alece está oferecendo a carteira digital de forma gratuita, um serviço disponibilizado pela Perícia. No entanto, para quem preferir o cartão magnético com chip, será cobrada uma taxa de R$ 62 para a emissão do cartão”, assinalou. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também