Notícias

Alece reconhece em sessão solene papel do Serpro na evolução digital do Brasil

Por Guilherme de Andrade
04/12/2024 19:03 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (04/12), sessão solene para comemorar os 60 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Júlio César Filho (PT), com subscrição dos deputados De Assis Diniz (PT) e Sérgio Aguiar (PDT). 

O Serpro foi instituído em 1º de dezembro de 1964, por meio da Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade aos setores estratégicos da administração pública brasileira. Durante as seis décadas de existência, ele ganhou protagonismo na transformação digital do Brasil ao desenvolver tecnologias inovadoras que não só fortalecem a gestão pública, como aproximam o governo dos cidadãos. 

Deputado Júlio César Filho (PT) foi autor do requerimento da homenagem - Foto: Marcos Moura / Alece

Júlio César Filho classificou a entidade como a “maior empresa pública de TI do mundo”. Para o deputado, o grupo apresentou um serviço pioneiro no Brasil e passou por todas as fases de digitalização do País. “Seis décadas transformando tecnologia em ponte, aproximando pessoas e encurtando distâncias, promovendo e impulsionando inovação. Sua história se funde com a da tecnologia brasileira. Parabéns a todos e a todas que fazem parte dessa história de sucesso, inovação e compromisso com o Brasil”, afirmou.

Foram homenageados com certificados durante a solenidade as seguintes personalidades: Ednardo Moraes da Costa; Carlos Augusto Parente; Francisco Sérgio Gomes; Solange Maria Matias; Ana Maria Cavalcante; Maria Auxiliadora Lima; Rosane Passos Ribeiro; Eunides Maria Leite; Paulo Mendonça Junior; Elan Oliveira Lima e Geraldo Lima e Silva. 

Superintendente de Gestão de Pessoas do Serpro, Eunides Maria Leite Chaves discursou em nome dos homenageados - Foto: Marcos Moura / Alece

Falando em nome dos homenageados, a superintendente de Gestão de Pessoas do Serpro, Eunides Maria Leite Chaves, ressaltou o empenho da empresa em “oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade” desde que foi criada, em 1964, justamente no período em que o Brasil “dava os primeiros passos na era digital”. 

“Sabemos que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão digital e a desburocratização, facilitando o acesso aos serviços públicos e melhorando a vida das pessoas. Por isso, trabalhamos para oferecer soluções que atendam as necessidades da população”, comentou.

Gerente do Departamento de Gestão de Patrimonial e de Serviços Administrativos do Serpro, Paulo Mendonça Júnior adiantou que “os próximos anos trarão novos desafios e oportunidades”, pelo fato de “vivermos em uma era de transformação digital acelerada”. Ele reafirmou a responsabilidade da empresa em continuar sendo protagonista no processo de novas criações. “Com coragem, inovação e colaboração, estamos preparados para escrever os próximos capítulos”, afirmou.

Representando o governador Elmano de Freitas (PT), o secretário do Trabalho do Estado do Ceará, Vladyson Viana, exaltou o papel exercido pelo Serpro junto à sociedade: “O trabalho de vocês é fundamental para garantir o acesso ao conjunto de políticas aos cidadãos brasileiros, aqueles que mais precisam, aqueles que são mais vulneráveis. Não dá para falar hoje em política pública sem tecnologia de informação”., avaliou

Esteve ainda presente na mesa da sessão solene o diretor Administrativo Financeiro da Alece, Paulo Henrique Neiva. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também