Alece destaca compromisso e lealdade da Casa Militar do Ceará em sessão solene
Por Lincoln Vieira09/12/2024 13:33 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou 98 anos da Casa Militar do Ceará em sessão solene na manhã desta nesta segunda-feira (09/12), no Plenário 13 de Maio. A solenidade atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT).
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, além de convidados, para celebrar o legado de quase um século da Casa Militar. A homenagem reforçou a relevância da instituição na preservação da ordem, segurança e integridade das autoridades e do estado do Ceará.
Em pronunciamento, De Assis Diniz destacou o compromisso e a lealdade que marcaram quase um século de atuação da Casa Militar. Ele lembrou que os profissionais da instituição enfrentam uma rotina de constante pressão e responsabilidade, garantindo a segurança das autoridades cearenses.
“A Casa Militar representa o respeito à institucionalidade. Nós falamos de homens e mulheres preparados para colocar sua vida em risco e, quando nós vamos observar, os eventos transcorrem com tranquilidade. São 98 anos de muita dedicação, de muito compromisso e muita lealdade à institucionalidade”, celebrou.
O tenente-coronel Raphael Fernandes Pereira, responsável pela Coordenadoria de Segurança Pessoal da Casa Militar do Governo do Estado, que falou pelos homenageados, agradeceu a homenagem. Segundo ele, servir ao Estado e à sociedade cearense é um serviço nobre.
“Nós vivemos uma rotina tensa na atividade policial militar de segurança do chefe do Poder Executivo. A Casa Militar verifica várias situações dinâmicas, adversas, e trabalhamos para que tudo ocorra da melhor forma possível para que as autoridades sejam bem atendidas e os eventos realizados”, agradeceu.
A secretária executiva de Comunicação, Publicidade e Eventos do Estado, Denise Sá Vieira Carrá, que também falou pelos homenageados, classificou o trabalho da Casa Militar como “silencioso e bem-feito”. “A Casa Militar é uma das instituições mais antigas em funcionamento no Brasil. Ela tem uma relevância ímpar com um trabalho silencioso de proteção, zelo não só da família do governador, mas dos órgãos que fazem assessoramento ao governador. É um trabalho que não é muito visto porque é bem-feito, e esse momento é muito importante para agradecer”, elogiou.
O vereador de Fortaleza Léo Couto (PSB) parabenizou e reconheceu o trabalho desenvolvido pela Casa Militar. O parlamentar frisou que o trabalho dos militares é “invisível”. “Todos estão de parabéns, pois realizam um trabalho que tem toda uma pressão antes da chegada das autoridades, como a análise do ambiente, portanto estão de parabéns todos que fazem parte da Casa Militar”, celebrou.

O secretário chefe da Casa Militar falou que o serviço dos militares é uma honra - Foto: Júnior Pio
Por sua vez, o secretário chefe da Casa Militar do Ceará, tenente-coronel PM Alexsandro Fernandes Ferreira, expressou a honra de contar com a confiança e a admiração da população cearense. O militar acentuou que o trabalho realizado pelos militares os premia ao ver o Ceará avançando.
“Nós não temos Natal, Ano Novo, Carnaval, e isso é longe de ser um peso, mas uma honra servir ao próximo. A nossa atividade garante a segurança necessária para as autoridades liderarem e conduzirem o futuro do Ceará, e essa responsabilidade nos premia ao vermos o Ceará avançar”, destacou.
Além dos citados, participaram da mesa da sessão solene a deputada estadual Juliana Lucena (PT); a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Teresa Cruz; o tenente-coronel PM Alexandre Torres; o assessor especial de Relações Comunitárias do Governo do Estado, André Barbosa, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Cláudio Barreto.
Entre os homenageados estão a primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Cristiane Sales Leitão; o chefe de gabinete da Presidência da Alece, Tibério César Burlamaqui; a assessora especial da Vice-Governadoria do Ceará, Maria Glória Matos Batista; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Teresa Cruz, e o vereador de Fortaleza Léo Couto (PSB).
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao professor da Uece Emerson Mariano
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova criação de hospital da PM e do Fundsaúde Militar
Autor: Narla Lopes