Notícias

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao empresário Eduardo Juaçaba

Por Ariadne Sousa
13/02/2025 19:41 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quinta-feira (13/02), solenidade para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao advogado e empresário dos setores turístico e imobiliário Eduardo Juaçaba. A comenda foi concedida por meio da Lei Estadual n.º 19.045/2024, fruto de projeto apresentado pelo deputado Júlio César Filho (PT), com coautoria de Sérgio Aguiar (PSB) e Danniel Oliveira (MDB). 

Na cerimônia, Júlio César Filho ressaltou que a homenagem se deve às relevantes contribuições de Eduardo Juaçaba, que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, abraçou o Ceará e viabilizou importantes empreendimentos no litoral oeste cearense. “Com o Grupo Carnaúba, do qual é um dos acionistas, trouxe investimentos bilionários na área do turismo, gerando emprego e renda e impulsionando a economia do Estado”, completou. 

A honraria, de acordo com o 1º vice-presidente da Alece, Danniel Oliveira, reconhece não apenas a história de Eduardo, mas valoriza também as raízes cearenses da família Juaçaba. “A sua mãe, Marta Juaçaba, é nascida aqui, assim como seus avós, o saudoso médico Haroldo Juaçaba e a artista plástica Heloísa Juaçaba. Tenho certeza que é uma imensa alegria para toda a família tê-lo aqui, nesta solenidade, tendo os feitos celebrados e dando continuidade ao legado familiar”, disse o parlamentar.

O deputado Sérgio Aguiar exaltou o trabalho realizado pelo empresário na região da praia do Preá, localizada em Cruz, e estimulou que o grupo de Eduardo Juaçaba expanda ainda mais seus investimentos no litoral. “Um cearense aqui neste instante tem o seu batismo, aqui escolhido pela representação de 9 milhões de homens e mulheres do nosso Estado, para consagrar neste instante o mais novo cearense, que é sem dúvida nenhuma uma oportunidade que o Ceará tem para mostrar que nós damos valor àqueles que nos dão valor”, completou. 
 

Em discurso na tribuna, Eduardo Juaçaba agradeceu pela homenagem recebida - Foto: Marcos Moura / Alece


HOMENAGEADO

Após a titulação, Eduardo Juaçaba declarou que o sentimento é de que a honraria não é individual e que se estende ao grupo em que atua, assim como às pessoas que o compõem. “Esse título impõe uma enorme responsabilidade em mim e em toda a equipe, nos faz lembrar de todos os compromissos que foram assumidos com a comunidade local, com os parceiros, e ao mesmo tempo serve como grande estímulo para a gente continuar nessa jornada com mais determinação do que antes”, apontou. 

Emocionado, Eduardo agradeceu aos parlamentares e ressaltou o papel da família em sua trajetória pessoal. “Filho de mãe cearense, de pai baiano, eu nasci no Rio, mas sou casado com uma mineira, então olha a mistura, é um privilégio ter essas influências”, disse. “Meus dois filhos não vieram, estão em aula, mas minha filha de sete anos está na expectativa de ver o que ela se referiu como um ‘troféu’, então vai ser uma coisa muito mais incrível que um troféu”, ressaltou.

Segundo ele, a parceria da iniciativa pública com setores privados é essencial para que projetos de sucesso se desenvolvam e fortaleçam a economia local. Tal conjuntura, de acordo com ele, foi o que o grupo empresarial encontrou ao firmar suas bases no Estado. “O Ceará tem um potencial extraordinário e para nós é uma grande honra, um grande orgulho fazer parte desse momento de transformação”, afirmou. 

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do deputado Guilherme Bismarck (PSB); do representante do Governo do Estado do Ceará, o secretário executivo de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Rennys Frota; do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio; do diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Luiz Francisco Juaçaba Esteves, e do diretor do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinconpe/CE) e deputado estadual no período de 1979 a 1987, Carlos Eduardo Benevides. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Clara Guimaraes


 

Veja também