Prevenção a infecções sexualmente transmissíveis é tema do Questão de Ordem desta quarta
Por Juliana Melo / com Assessoria26/02/2025 16:58 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (26/02) destaca as orientações sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas ISTs.
Para falar sobre o tema, o programa recebe a médica infectologista do Hospital São José e diretora da Sociedade Cearense de Infectologia, Fernanda Remígio.
O Hospital São José faz orientações e destaca a importância de manter os cuidados sobre prevenção a essas infecções no período carnavalesco. Entre os métodos de prevenção contra HIV, sífilis, hepatites, gonorreia e várias outras, a camisinha continua sendo um dos mais acessíveis e eficazes. Além de ser um método de barreira que reduz a transmissão da maioria das ISTs, também funciona como método anticoncepcional e é distribuída gratuitamente em unidades de saúde.
Há também a possibilidade de prevenção combinada, orientada desde 2013 pelo Ministério da Saúde, que propõe a utilização de estratégias que vão desde medicamentos que previnem a infecção pelo vírus HIV até vacinas contra HPV e hepatite B.
ENTREVISTADA
Fernanda Remígio é médica infectologista do Hospital São José e do Hospital da Criança de Fortaleza. Possui mestrado em Patologia e atualmente é preceptora da Residência Médica em Infectologia do Hospital São José e diretora da Sociedade Cearense de Infectologia.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa também é exibido no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também