Notícias

Alece TV apresenta maratona de documentários neste sábado em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Por Pedro Emmanuel Goes
07/03/2025 15:39 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Divulgação Alece TV

A Alece TV (canal 31.1) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Neste sábado, dia 8 de março, a emissora exibirá, a partir das 15h35, a maratona "Mulheres que inspiram", composta por 12 documentários sobre mulheres cearenses que deixaram legados importantes para a sociedade.

O projeto visa valorizar as contribuições femininas em diversas áreas como literatura, artes, política, educação e direitos humanos, destacando o protagonismo de mulheres cearenses que transformaram realidades e inspiraram gerações.

Conforme o gerente-geral da Alece TV, Weberte Lemos, a programação especial “reafirma o compromisso da emissora com o resgate e a valorização da história cearense, destacando o papel fundamental das mulheres na construção de nossa identidade cultural e social”.

A maratona inicia às 15h35 com o documentário sobre Maria da Penha, farmacêutica bioquímica que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil após sua história pessoal resultar na criação da lei que leva o nome dela. 

Outras trajetórias também serão lembradas durante a maratona, como as de Rachel de Queiroz, Jovita Feitosa, Ana Miranda, Isabel Lustosa, Sinhá d’Amora, Alba Valdez, Menina Benigna – primeira santa do Ceará -, entre outras personalidades.

Todos os documentários estão disponíveis no Alece Play, disponível para download nas principais lojas de aplicativos e pelo endereço aleceplay.al.ce.gov.br.

 

Confira a programação da Maratona “Mulheres que Inspiram” na íntegra:

15h35 - Ana Miranda: escritora cearense reconhecida por suas obras que retratam figuras históricas brasileiras

16h00 - Isabel Lustosa: historiadora e pesquisadora

16h30 - Sinhá d’Amora: Pintora cearense do município de Lavras da Mangabeira

17h00 - Heloísa Juaçaba: referência no cenário cultural do Estado

17h55 - Rachel de Queiroz: primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras

19h00 - Dora Andrade: fundadora da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca)

19h45 - Francisca Clotilde: educadora e escritora pioneira

20h42 - Alba Valdez: a primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras

20h45 - "Não Estamos Sozinhas": documentário especial sobre a luta coletiva das mulheres

21h25 - Ignez Fiuza

22h50 - Jovita Feitosa 

23h10 - Menina Benigna - a primeira santa do Ceará

 

SOBRE A ALECE TV E ALECE FM

As emissoras Alece TV e Alece FM são os canais oficiais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), transmitidos pela TV aberta no canal 31.1, pela rádio FM 96,7 MHz e pelo aplicativo Alece Play. A emissora tem como missão produzir conteúdo informativo, educativo e cultural de qualidade, promovendo cidadania e aproximando o Poder Legislativo da população cearense.

Edição: Geimison Maia




 

Veja também