Notícias

Jade Romero destaca ações da SPS e do Governo do Estado no Conexão Alece

Por Gleydson Silva
10/03/2025 11:22 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Jornalista Kézya Diniz, entrevista a vice-governadora e secretária da Proteção Social do Estado, Jade Romero

O Conexão Alece, da Alece FM (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (10/03), a vice-governadora do Ceará e secretária da Proteção Social do Estado, Jade Romero, que destacou as ações, as conquistas e os desafios do órgão e do Governo do Estado.

A secretária da SPS ressaltou que a pasta coordena oito políticas públicas, tendo como foco a população em maior vulnerabilidade, a exemplo das transferências de renda. “Nós temos 53 mil famílias que recebem todos os meses R$ 300,00 pro complemento de renda, para alimentos e superar a insegurança alimentar. Fora isso, mais 150 mil famílias que recebem o Cartão Mais Infância, todas com crianças de 0 a 6 anos, também para superar as desigualdades sociais. Além disso, temos o Vale Gás Social e políticas de qualificação profissional”, disse.

Jade Romero comentou a parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possibilita ações como o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares) III. O Proares prevê, conforme a vice-governadora, o financiamento para melhoria de 103 equipamentos, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Educação Infantil (CEIs) e os Complexos Sociais Mais Infância (CSMIs). 

“São equipamentos que vão atender 85 municípios, fortalecendo toda essa rede de proteção e assistência social e de garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, sendo espaços também de congregar toda a família e reduzir as vulnerabilidades sociais”, afirmou a vice-governadora.

Na avaliação de Jade, as ações da Proteção Social trabalham com uma interlocução com outras políticas do Governo do Estado. “Reduzir a desigualdade social é uma forma também de prevenir a violência. A segurança alimentar que coíbe problemas que, por muitas vezes, terminam a impactar na saúde. É fortalecer a capacidade das nossas crianças e adolescentes de terem alimentação para irem até a escola”, observou. 

Jade Romero lembrou, também, da sua atuação na Secretaria das Mulheres do Ceará, nos anos de 2023 e 2024, sendo ela a primeira secretária da pasta. Segundo ela, na criação da secretaria foi implementado o programa Ceará Por Elas, que atuou, principalmente, em três eixos: na proteção, empreendedorismo e participação das mulheres em espaços de poder. “Esse tripé deu todo o alicerce para a política que temos hoje”, apontou.

A vice-governadora apontou ainda as expectativas para o ano de 2025. Para ela, este é “um ano de colheita” para o Governo do Estado, fortalecendo ainda mais a comunicação com a população e destacar cada vez mais os programas que foram implementados nos últimos anos, como o Entrada Moradia Ceará, que garante benefício de R$ 20 mil para a compra do primeiro imóvel; o Ceará Sem Fome; e as mais de 280 mil cirurgias eletivas feitas de 2023 até hoje.

“É comunicar esses resultados, mas também continuar firmemente para dar as respostas que a população espera, como a redução da desigualdade e a segurança pública, para garantir a tranquilidade do ir e vir da nossa população”, disse. 

Para este ano, Jade Romero garantiu que a SPS deve focar na redução da desigualdade social, na qualificação profissional, no fortalecimento do artesanato e no crédito para os artesãos, bem como no fortalecimento dos programas de transferência de renda e dos equipamentos de proteção social. “Também devemos fazer alguns anúncios este ano relacionados a crianças e adolescentes com autismo, pessoas com deficiência e outras ações para famílias neurodivergentes”, revelou. 

Você pode acompanhar a entrevista completa da vice-governadora Jade Romero à jornalista Kézya Diniz, onde ela fala ainda sobre as parcerias do Governo do Estado com o Governo Federal; políticas de proteção às mulheres; sua atuação na Secretaria do Esporte; os desafios de atuar na SPS e na Vice-Governadoria do Ceará e outros assuntos no vídeo abaixo:


SERVIÇO

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. A novidade já pode ser baixada no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV. 

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Podcasts.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também