Curta Ceará exibe o documentário “O Restauro do Bode Ioiô” neste domingo
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria21/03/2025 15:34 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O programa Curta Ceará, da Alece TV (canal 31.1), deste domingo (23/03), às 21h, exibe o documentário “O Restauro do Bode Ioiô”, dirigido por André Moura Lopes, Thiago Nascimento e Naldinei Castro.
Para dar detalhes sobre a origem da produção, participa um dos diretores do curta, André Moura Lopes. Ele também fala sobre a história do Bode Ioiô, que inclui sua quase eleição como vereador de Fortaleza, em um protesto político popular no início do século XX, e o processo de restauro do de uma das figuras mais icônicas e queridas da cultura cearense.
São apresentados os detalhes do trabalho realizado pelo taxidermista Emerson Boaventura, que preserva uma importante lenda da cultura cearense.
O restauro do Bode Ioiô foi dividido em três etapas principais: desinfecção e preparação inicial, em que o animal foi esterilizado para prevenir a ação de microrganismos; depois veio a reconstituição de adereços naturais, com a reposição de chifres e orelhas, por exemplo, e, por fim, o encapsulamento protetor, em que uma barreira especial foi aplicada para proteger a pelagem contra fuligem e outros agentes externos.
Apresentado e produzido por Celina Diógenes, com edição de Laura Tainá e direção de Luciano Augusto, o Curta Ceará vai ao ar aos domingos, às 21h.
O programa fica disponível em múltiplas plataformas:
💻 Alece Play 📺 Alece TV (canal 31.1) ▶️YouTube Alece TV.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação
Autor: Ariadne Sousa
Alece promove inclusão com equipe qualificada de servidores
Autor: Paulo Veras, da Comunicação Interna