Movimento católico “Jubileu 2025” recebe homenagem na Alece
Por Ariadne Sousa26/03/2025 18:42 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quarta-feira (26/03), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao “Jubileu 2025”, movimento da igreja Católica que ocorre a cada 25 anos. Na solenidade, foram destacados os propósitos da jornada que celebra, para os cristãos, os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

Deputado Bruno Pedrosa (PT) ressaltou a importância do Jubileu 2025 - Foto: Marcos Moura / Alece
A cerimônia atendeu a requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PT), que afirmou que o Jubileu é um momento de reencontro com a fé. “Um momento singular para a Igreja e para todos os peregrinos da esperança. Este é um período de renovação espiritual e de experiência da misericórdia divina. Um marco que, a cada 25 anos, nos convida à reflexão, ao perdão e às obras de justiça e caridade”, disse.
Para o parlamentar, a temporada de celebrações incentiva o diálogo inter-religioso e a convivência harmoniosa entre as diferentes crenças. “O respeito à diversidade de fé e a promoção da tolerância são elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais unida e pacífica. Precisamos trabalhar juntos para superar os desafios do nosso tempo, colocando sempre o bem comum acima de interesses individuais ou sectários”, defendeu Bruno Pedrosa.
Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo do Estado, Walter Cavalcante, avaliou que preceitos fundamentais, como a solidariedade, podem ser efetivados por meio daqueles que ocupam cargos de gestão.

Pe. Francisco Júnior de Oliveira Marques discursou em nome dos homenageados e falou sobre as comemorações - Foto: Marcos Moura / Alece
Em nome dos agraciados, o reitor do Santuário Arquidiocesano de Adoração e pároco da Paróquia São Benedito e N. Sra. do Patrocínio, Pe. Francisco Júnior de Oliveira Marques, apontou que a comemoração do ano jubilar configura um tempo de muita alegria para os católicos. “Estamos falando da esperança como virtude teologal, dom de Deus, não é uma esperança produto na nossa psique humana, processo mental demarcado pelas nossas expectativas e hipóteses, mas de fato a esperança cristã vai além das hipóteses humanas”, destacou.
A lista de homenageados conta ainda com o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão; o Pe. Francisco Haroldo Paiva; o Pe. Antônio Geraldo Alves; o leigo consagrado da Associação de Leigos e Leigas Sacramentinos Herbênio Cassiano de Souza; a sssessora de Eventos do Jubileu 2025 no Santuário, Fátima de Andrade Moraes Martins; a jornalista e assessora de Comunicação do Jubileu 2025, Patrícia da Costa Moreira; e a jornalista, assessora de Comunicação do Jubileu 2025 e chefe de produção da Alece FM 96,7, Jocasta Pimentel Araújo Comesaña.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo