Crianças e adolescentes atendidos pelo Ciadi participam da Corrida Alece 190 Anos
Por Pedro Emmanuel Goes06/04/2025 11:24 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

Cerca de 60 crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e com trissomia 21 atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram da Corrida Alece 190 anos na manhã deste domingo (06/04). A atividade, primeira corrida de rua promovida pela Casa, faz parte das comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa, celebrados nesta segunda-feira (07/04).
Segundo a coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, o circuito percorrido pelas crianças foi de aproximadamente 50 metros, circundando o entorno da sede da Alece. Ela explica que a atividade demonstra um compromisso com o cuidado integral e com o bem-estar das crianças, adolescentes e suas famílias. “O foco principal é a promoção da saúde, segurança e desenvolvimento de habilidades essenciais do nosso público-alvo”, assegura.
A importância da inclusão nas atividades comemorativas, ainda conforme a coordenadora, vem da sensação de pertencimento que envolve os participantes. Para ela, “não se trata apenas de uma experiência esportiva, mas de uma vivência que acolhe, transforma e dá sentido à vida.
.jpg)
Foto: Marcos Moura
Aryadna explicou que houve um pré-treinamento durante a semana, momento que elevou as expectativas das crianças envolvidas. “Elas estavam ansiosas pelo dia de hoje, o que nos faz refletir sobre suas capacidades. Muita gente acha que pessoas com síndrome de Down não conseguem participar de uma atividade como essa, e hoje estamos provando o contrário, e mostrando que a inclusão promove e fortalece nossas interações, assim como respeito, empatia, nossa capacidade de seguir regras”, apontou.
A educadora física do Ciadi, Natielli Barros, também reforçou que, além do reforço dos laços sociais, a corrida é uma das atividades que promovem o desenvolvimento motor das crianças. “A corrida de hoje é um evento pontual, mas fundamental nesse sentido, tanto que no Ciadi promovemos outros circuitos motores semelhantes cotidianamente. Correndo rápido ou devagar, o importante é que eles estão participando, mostrando sua evolução, e ver isso é muito gratificante para nós enquanto profissionais”, avaliou.

Enzo é atendido pelo Ciadi desde 2021. Ele participou da corrida ao lado dos pais - Foto: Rodrigo Carvalho.
Creuza Matias e seu filho Enzo são atendidos pelo Ciadi desde 2021 e participantes assíduos dos eventos promovidos pelo Centro. Para Creuza, a participação do filho em ações como a Corrida Alece tem sido fundamental para o desenvolvimento social.
“Ele ainda não é totalmente verbal, mas, desde que iniciamos o acompanhamento no Centro e com nossa participação contínua nas comemorações e atividades, ele deu um salto de desenvolvimento”, disse, explicando que foi no Ciadi que ele começou a interagir e pronunciar as primeiras palavras.
A mãe do menino Dominique, Dayse Mendonça, também reforçou que esse tipo de momento também é importante para as mães. “Só quem é mãe entende, e as atividades do Ciadi nos dão oportunidade de descansar um pouco. E ver as crianças nessa empolgação, se divertindo e interagindo, também é muito bom e importante para todas nós”, refletiu.
Camille Lima Braga, mãe da Maria Ester, diagnosticada com TEA, também elogiou a iniciativa e reforçou a importância desses momentos para as crianças. “Ester nem dormiu à noite, empolgada com essa corrida. É algo maravilhoso para eles, sair do Centro, interagir e participar de atividades em outros ambientes, e foi uma expectativa divertida de sentir junto com ela”, comentou.
.jpg)
Maria Ester, diagnosticada com TEA, e a mãe, Camille Lima Braga - Foto: Lusiana Freire
A Corrida Alece faz parte da celebração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, comemorados em 7 de abril. O intuito do evento é valorizar o trabalho e a atuação dos parlamentares e de cada uma das servidoras e dos servidores, promovendo bem-estar, saúde e qualidade de vida.
O evento, que teve um primeiro momento com mais de mil participantes, entre parlamentares e servidores, contou com os seguintes parceiros: Cagece, Ceasa, Santa Clara, Maria Pitanga, WOD Nutrition, Rapid Fuse, Solar Coca-Cola, Verdear Eventos Sustentáveis e Assalce, além do programa Ceará Sem Fome, que recebeu os alimentos não perecíveis arrecadados nas inscrições.
CORRIDA ALECE 190 ANOS
A Corrida da Inclusão, voltada para crianças e adolescentes atendidos pelo Ciadi, fez parte da Corrida Alece 190 anos, que contou com cerca de mil participantes inscritos, entre parlamentares e servidores. O evento faz parte da comemoração dos 190 anos do Parlamento cearense, celebrados nesta segunda-feira (07/04).
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Comissão de Previdência Social e Saúde da Alece realiza audiência sobre a obesidade no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Alece realiza debate em Guaramiranga nesta quarta sobre criação de autarquia de Meio Ambiente
Autor: Juliana Melo