Notícias

Compromisso das Forças Armadas com a pátria é destaque em sessão solene na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
14/04/2025 16:12 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene celebra o Dia do Exército Brasileiro - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (14/04), o Dia do Exército Brasileiro. Durante a homenagem, solicitada pelos deputados Sargento Reginauro (União), Antônio Henrique (PDT), Heitor Férrer (União) e Firmo Camurça (União), foram destacados o papel do Exército e das Forças Armadas do País na garantia de tempos de paz e seu compromisso com a pátria. 

O Dia do Exército Brasileiro é celebrado anualmente em 19 de abril, em memória da primeira Batalha dos Guararapes, que aconteceu nessa data em 1648. De acordo com Sargento Reginauro, foi justamente nesse momento que “nasceu o sentimento de unidade e pertencimento à terra”, já que “portugueses, brasileiros, negros, brancos e indígenas uniram forças para enfrentar os invasores holandeses”.

Reginauro ressaltou a importância de olhar “com muito carinho” para a contribuição que as forças armadas, e entre elas, o Exército Brasileiro, têm dado ao País. “Precisamos cada vez mais de princípios básicos norteadores, como as noções de disciplina, autoridade e hierarquia, muito salientados nas escolas militares e dos quais hoje vivemos em situação de carência, o que leva também muitos jovens a se perderem nos excessos”, disse. 

O momento de paz em que o Brasil vive, de acordo com ele, faz com que a população se sinta segura, inclusive pela ausência de guerras em território brasileiro. O parlamentar assinalou, entretanto, que este momento pode ser passageiro. 

“Na situação atual de caos mundial, dificuldades climáticas, econômicas e de outras ordens e detendo território, riquezas, água, abundância de recursos para as novas matrizes energéticas, entre outros, fica difícil prever até quando o restante do mundo nos olhará com tanta gentileza como agora”, considerou. 

Sargento Reginauro reforçou que o Exército Brasileiro precisa estar bem equipado e preparado, em termos de quantidade e de qualidade, seja de recurso humano, equipamento ou estrutura. “Quando passamos em frente aos quarteis e não vemos tropas em treinamento, é um alerta para ficarmos preocupados, visto que o fortalecimento das nossas forças armadas não tem sido priorizado nos últimos governos de nosso País”, lamentou.

O deputado Antônio Henrique salientou que o Exército  Brasileiro é uma das instituições brasileiras mais respeitadas e que é sinônimo de patriotismo, coragem e disciplina. “São agentes de paz, desenvolvimento e socorro ao povo brasileiro, sobretudo em momentos difíceis, como nas tragédias naturais, crises sanitárias e missões humanitárias”, defendeu. 

General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 10ª Região Militar,  destaca potencial humano da corporação -   Foto Dário Gabriel

Foram dezessete homenageados nesta tarde, entre militares e outras autoridades, pela contribuição e apoio à instituição, como vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais e outros. 

Representando o grupo, o General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 10ª Região Militar, avaliou que, a despeito das dificuldades enfrentadas pela instituição, a corporação guarda uma grande capacidade de dissuasão que impacta outras nações. “Nosso potencial humano é rico e causa inveja aos outros países. O Brasil não é ameaçado desde a Guerra do Paraguai justamente porque as outras nações conhecem o histórico de nossas instituições e sabem o valor de nossos soldados”, elogiou

Ele agradeceu ao povo pela confiança durante todo o tempo de existência da instituição e frisou que o “braço forte que protege é o mesmo da mão amiga que acolhe nas situações necessárias”. 

A sessão solene contou ainda com a presença do capitão de mar e guerra Bruno Emiliano Pinto, comandante da Capitania dos Portos do Ceará; da juíza federal e diretora do Fórum da Seção Judiciária do Estado do Ceará, Gisele Sampaio; da tenente-coronel médica Ana Elizabete Cavalcante, diretora do Hospital Geral de Fortaleza (HGeF - Hospital do Exército), e do veterano general Guilherme Teófilo Gaspar. 

Acompanhe a íntegra da sessão solene em celebração ao Dia do Exército Brasileiro: 

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também