Atuação do Hospital Fernandes Távora é exaltada em sessão solene na Alece
Por Guilherme de Andrade14/04/2025 19:33 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (14/04), para celebrar os 50 anos do Hospital Fernandes Távora (HFT). A comemoração ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), com subscrição de Felipe Mota (União).
Em funcionamento desde o dia 26 de julho de 1974, o HFT é um hospital geral que oferece todos os serviços básicos de atendimento à saúde e diversos serviços especializados. Com mais de cinco décadas de atuação, a unidade se destaca também em outras áreas, como no atendimento de ponta em terapia intensiva, com duas unidades de UTI, além de ser um dos maiores centros de hemodiálise da cidade de Fortaleza. O Instituto Praxis, instituição filantrópica com mais de 20 anos de atuação no setor da saúde e assistência social, é o responsável por gerir o Hospital Fernandes Távora.

Deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) foi autor do requerimento e presidiu a mesa da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece
Autor do requerimento, o deputado Leonardo Pinheiro ressaltou que a solenidade serviu para homenagear e reconhecer um hospital “que tem prestado um serviço tão importante e essencial ao povo cearense”. Desta maneira, o parlamentar ressaltou a “satisfação, honra e alegria” em ter sido o autor do requerimento. Ele ainda fez menção e frisou o carinho pelo irmão, Dr. Valterno Pinheiro, que trabalha no equipamento há muitos anos.
O deputado Sérgio Aguiar (PSB) também esteve presente na solenidade e afirmou que o Estado do Ceará tem um grande patrimônio, chamado de “família Hospital Fernandes Távora”. “Temos a certeza de que muito melhor foram aqueles que ali foram atendidos, aqueles que ali foram buscar a sua saúde e puderam tê-la totalmente recuperada”, completou.
Foram homenageados durante a solenidade as seguintes personalidades: a deputada federal Fernanda Pessoa (União/CE); Maria de Fátima Damásio; João Pompeu Lopes Randal (in memoriam), representado pelo Dr. Randal Pompeu Pontes; Raimundo Wilson de Queiroz Jucá (in memoriam), representado por Fabiano Jucá; e Geraldo Barros de Oliveira (in memoriam), representado por Sueli Kubrusly.

Dr. Randal Pompeu Pontes, discursando em nome dos homenageados, falou sobre a importância do trabalho do hospital - Foto: Marcos Moura / Alece
Em nome dos homenageados, o Dr. Randal Pompeu Pontes compartilhou ter dedicado a vida dele ao hospital e reconheceu a importância da instituição para as conquistas pessoais e profissionais dele. “É quem me trouxe até hoje e é quem vai me levar para frente”, afirmou. O trabalho dos colaboradores também foi elogiado pelo médico, que também exaltou a longevidade do Hospital Fernandes Távora.
“A persistência de vocês (colaboradores), o trabalho diuturno, aquela força de vontade, é o que nos motiva para continuar fazendo esse trabalho. Realmente 50 anos de atendimento à população cearense é, modéstia parte, um grande trabalho. Um trabalho continuado assim, tem o seu valor”, elogiou.
Completar 50 anos é uma “recompensa de sobrevivência e de que nós vamos renascer por mais 50 anos”, disse o diretor-presidente do HFT, Luis Fernando Porto Mota, ao destacar os muitos problemas e circunstâncias enfrentadas, e vencidas, pelo hospital. Além disso, trouxe números de destaque.
“Mais de 600 cirurgias cardíacas de alta complexidade em um ano; índice de 100% de êxito em mais de 1.200 cirurgias oncológicas; o Fernandes Távora é o maior operador de trauma de média-complexidade; 20 leitos de UTI atendendo a população de Fortaleza”, destacou. “Aí eu posso até olhar para os três fundadores e dizer: ‘Eu acho que nós estamos no caminho certo’”, acrescentou.
Emocionada, a deputada federal Fernanda Pessoa (União), agradeceu o empenho de cada profissional que compõe a equipe do hospital e valorizou a resiliência para se manter de pé: “O Hospital Fernandes Távora permaneceu ali, presente, firme, evoluindo, se reinventando a cada desafio, e hoje é uma das principais referências da saúde pública da nossa Capital”, concluiu.
Compuseram ainda a mesa da solenidade a secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; o presidente da Associação dos Hospitais do Ceará (Ahece), Dr. Aramicy Pinto; o ex-governador do Estado do Ceará Gonzaga Mota; e o coordenador de Monitoramento, Avaliação e Controle do Sistema de Saúde, Breno Melo Novais Miranda.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade