Jovens de quatro instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece nessa semana
Por Lincoln Vieira/Wanessa Tavares30/04/2025 17:03 | Atualizado há 7 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana (29 e 30/04), alunos de quatro escolas situadas em Fortaleza. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade.
Na terça-feira (29/04), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã conheceram as dependências da Casa 27 alunos do 2º ano médio do Colégio Liceu do Ceará, localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.
Durante o percurso da visita, o grupo foi acompanhado pelos professores Alysson Sousa e Quelane Queiroz. A professora Quelane Queiroz (Língua Portuguesa) disse que o “objetivo dos alunos visitarem a Alece é apresentar o funcionamento da Casa, conhecerem a estrutura política (partidos e leis), enfim, assuntos que cabem ao interesse dos jovens e que envolvem a sociedade em geral”.
Já no período da tarde dessa terça-feira (29/04), conheceram a Alece 40 estudantes do 2° ano médio do curso de Estética, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt, do bairro Farias Brito, em Fortaleza.
%20.jpg)
Deputado Carmelo Neto (PL) incentiva jovens da Escola Presidente Roosevelt a acompanharem trabalho dos parlamentares. Foto: Máximo Moura
Os jovens, acompanhados pelos professores Monique Lessa (Língua Portuguesa) e Socorro Albuquerque (Biologia), receberam as boas-vindas do deputado Carmelo Neto (PL), que falou sobre o seu mandato e incentivou os jovens a acompanharem as sessões plenárias e as audiências públicas para que conheçam de perto os seus representantes eleitos.
“É importante os estudantes e cidadãos visitarem a Alece, para que possam dialogar com seus representantes (nós deputados) e tenham a oportunidade de acompanharem as sessões plenárias, audiências públicas e solenidades. Pois, os jovens e o público conhecendo as atividades exercidas no parlamento cearense fortalece o parlamento e a democracia”, afirmou.
A aluna Yandra Maria Lacerda, 16 anos considerou a visita à Alece uma oportunidade para os estudantes adquirirem conhecimentos através da conversa com deputado, a visita ao Memorial e ao Plenário. “Conhecer a Assembleia legislativa é interessante, pois nós passamos a conhecer e descobrir muitas histórias da nossa cultura, da política do nosso Estado, enfim, assuntos, que com certeza será útil para a nossa preparação para o Enem”, declarou.
%20%20(1).jpg)
Alunos da Escola Estadual Professor Edmilson Guimarães conversam com a deputada Larissa Gaspar. Foto: Júnior Pio
Na quinta-feira também visitaram a Alece duas escolas. Pela manhã estiveram na Casa 32 alunos, do 2º ano médio, da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EEEMTI) Professor Edmilson Guimarães, do Conjunto Ceará, na Capital.
Os jovens, acompanhados pelos docentes Paulo Edson Arrais e Ticyano de Sousa, visitaram as dependências do Parlamento. O professor Ticyano de Sousa (Química) relatou que em sala de aula já trata com os alunos sobre conteúdos relacionados à política e cidadania. “A visita à Assembleia Legislativa vai ser discutida em sala de aula na disciplina “Projeto de Vida”, que agregamos vários temas como política, sociedade, cidadania e inclusão social, enfim, assuntos pertinentes para um bom convívio social. Debater na escola sobre o que eles aprenderam nas exposições do Memorial e o funcionamento do Plenário 13 de Maio é muito importante para os estudantes para que tenham a consciência do seu papel na sociedade”, ressaltou.
A estudante Jemima Rebouças,16 anos, disse que “conhecer o dia a dia da Assembleia Legislativa é uma oportunidade de sabermos sobre as elaborações das leis, dos discursos dos deputados e de assuntos que antes dessa visita não tínhamos conhecimento e após a visita passamos a ter acesso novos conhecimentos”.
%20.jpg)
Estudantes da Escola Patrono Sagrada Família visitam o Memorial da Alece e demais instalações da Casa. Foto: Marcus Moura
No período da tarde, cerca de 30 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos médio, da Escola de Ensino Médio (EEM) Patrono Sagrada Família, do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza conheceram as dependências da Casa.
O grupo estava acompanhado pelos professores Cibele Dantas (Geografia) e Hérico Guedes (Multimeios). A aluna Pâmela Forte, do 2º ano, 16 anos elogiou o Memorial da Casa. “O Memorial da Alece é um local bastante interessante com as maquetes, imagens de políticos que marcaram a política do nosso Estado. Isso demonstra a atenção e o respeito que os deputados e os servidores têm em apresentar a sua história para nós”, relatou.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece discute estratégias para as políticas de combate à obesidade no CE
Autor: Ariadne Sousa
Projeto Superação está com inscrições abertas até 25 de junho
Autor: Juliana Melo / Com Assessoria