Alece debate sobre desafios e demandas do movimento junino cearense
Por Juliana Melo06/05/2025 15:13 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

Na próxima quarta-feira (07/05), às 14h30, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza audiência pública conjunta das comissões de Cultura e Esporte e de Turismo e Serviço, para discutir sobre ações que promovam a valorização e o fortalecimento do movimento junino no Ceará.
O debate atende a requerimento do deputado Simão Pedro (PSD), que destaca que o objetivo é também debater e buscar soluções acerca dos desafios enfrentados pelo Movimento Junino, como liberação de recursos, apoio logístico, premiações, reconhecimento governamental, captação de patrocínios e participação efetiva do comitê gestor do Ceará Junino
O parlamentar ressalta ainda que o Movimento Junino é uma das manifestações culturais mais significativas do povo cearense e que as festas são realizadas anualmente em diversas regiões do nosso Estado, mobilizando milhares de pessoas em torno de apresentações de quadrilhas, comidas típicas, danças e celebrações que remontam às tradições sertanejas e à identidade cultural do Ceará. Além disso, o evento impulsiona diversos setores da economia local, com destaque para hospedagem, gastronomia e serviços especializados em organização de eventos.
“Entretanto, apesar de sua relevância cultural, social e econômica, o Movimento Junino tem enfrentado problemas que dificultam a sua consolidação e valorização”, pontua.
Para discutir sobre a valorização e o fortalecimento do movimento junino no Ceará foram convidados representantes do Poder Público, órgãos de cultura e turismo, associações e grupos juninos, sociedade civil organizada.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Fortalecimento do movimento junino cearense é defendido em audiência na Alece
Autor: Luciana Meneses
Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao empresário Armando Leite
Autor: Ariadne Sousa