Notícias

Alece homenageia 75 estudantes do Ceará aprovados no ITA em 2025

Por Giovanna Munhoz
08/05/2025 11:26 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do projeto Inesp Ciência, realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado (Inesp), homenageou, na manhã desta quinta-feira (08/05), 75 estudantes de escolas cearenses aprovados no vestibular 2025 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A solenidade reconheceu o potencial cearense na educação e os estudantes que alcançaram a aprovação em um dos vestibulares mais disputados do País. Dos 75 estudantes homenageados, dois realizaram inscrição e provas em São José dos Campos (SP), cidade que sedia o instituto. Os demais fizeram as provas em Fortaleza, município que irá ganhar a primeira sede do ITA fora de São Paulo.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, o Ceará é destaque como um dos melhores sistemas educacionais públicos e privados do Brasil. “O Inesp visa sempre à qualificação e à efetividade do Parlamento cearense. Eventos como esses reconhecem a importância das instituições cearenses na formação na educação básica, além de despertar o Parlamento para que, articulado com os governos, promova melhores condições para atribuições científicas”, assinalou.

Ao longo dos anos, o Ceará é destaque em aprovações do vestibular do ITA, abrigando o maior número de alunos aprovados na instituição, o que motivou a construção da segunda sede da instituição na Base Aérea de Fortaleza. Na edição 2025, de um total de 180 vagas, mais de 40% delas pertencem a estudantes de instituições cearenses. O maior número entre as cidades brasileiras. 

RECONHECIMENTO FEMININO

Nesta sexta-feira (09/05), a Alece, por meio do Inesp, em parceria com a Coordenação Nacional e Acadêmica do Torneio de Física para Meninas (TFM), realiza cerimônia de premiação para homenagear 56 estudantes medalhistas de escolas públicas e privadas do Ceará. O evento acontece às 15h, no Auditório Murilo Aguiar, anexo I da Casa.

O TFM é uma competição dirigida às estudantes que se identificam com o gênero feminino matriculadas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio localizadas em território brasileiro. A olimpíada é gratuita e, nas duas primeiras edições, contou com a participação de quase seis mil estudantes de todos os estados. O Ceará foi destaque com cerca de 20% das estudantes participantes, além de ter sido o Estado com total de 114 medalhas acumuladas, maior número registrado.  

INESP CIÊNCIA

Inesp Ciência é um projeto de articulação interinstitucional, que aproxima o diálogo das coordenações regionais, nacionais e internacionais das olimpíadas científicas com órgãos e instituições educacionais públicas e privadas.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também