Notícias

Alece promove seminários regionais das escolas legislativas do Ceará em oito macrorregiões do Estado

Por Da Redação / com Assessoria
18/07/2025 10:03 | Atualizado há 57 minutos

Compartilhe esta notícia:

Imagem: Publicidade Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vai promover seminários regionais das escolas legislativas do Ceará em oito macrorregiões do Estado: Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Litoral Norte, Sertão de Canindé, Maciço de Baturité, Cariri, Sertão Central e Grande Fortaleza. A iniciativa, conduzida por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), tem como foco a qualificação de agentes públicos e o fortalecimento institucional das câmaras municipais.

Voltado para prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores, gestores, servidores públicos, educadores e membros da sociedade civil, o evento busca fortalecer as escolas legislativas municipais como instrumentos de cidadania, qualificação e desenvolvimento regional.

AÇÃO INICIA NO VALE DO JAGUARIBE 

O projeto será iniciado no Vale do Jaguaribe, nos dias 7 e 8 de agosto, com a realização da primeira edição do seminário no município de Limoeiro do Norte.

Durante os dois dias de programação, serão ofertadas capacitações simultâneas, rodas de conversa e palestras com foco em temas como gestão pública, educação, saúde, inclusão e participação política, promovendo a interiorização da formação cidadã no Ceará.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de agosto, com vagas limitadas para os cursos de formação.

Os seminários serão realizados nas seguintes datas: 

  • Vale do Jaguaribe (7 e 8 de agosto) - cidade: Limoeiro do Norte;
  • ⁠Centro-Sul (21 e 22 de agosto) - cidade: Icó;
  • ⁠Litoral Norte (4 e 5 de setembro) - cidade: Granja;
  • ⁠Sertão de Canindé (25 e 26 de setembro) - cidade: Boa Viagem;
  • ⁠Maciço de Baturité (9 e 10 de outubro) - Pacoti;
  • ⁠Cariri (30 e 31 de outubro) - cidade: Brejo Santo;
  • ⁠Sertão Central (6 e 7 de novembro) - cidade: Banabuiú;
  • ⁠Grande Fortaleza (27 e 28 de novembro) - cidade: Maracanaú.
     

Confira a programação completa no Vale do Jaguaribe

07 de agosto (quinta-feira) das 8h às 17h

Gestão de Gabinete e Assessoria Parlamentar

Local: Auditório da Secretaria Estadual da Educação

Público-alvo: Vereadores e assessores

Conteúdo: Organização de gabinete, papel do vereador e do assessor, gestão de agenda, estratégias de comunicação e redes sociais, relacionamento com o cidadão, boas práticas de transparência e ética.

Inovação Pedagógica e o Novo Papel do Professor na Sala de Aula

Local: Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT)

Público-alvo: Servidores das secretarias municipais da Educação

Conteúdo: Gestão pedagógica, aprendizagem e construção de comunidades educativas, cultura organizacional da escola, desafios da prática docente.

CIADI Vai até Você

Local: Sala no CVT

Público-alvo: Profissionais de saúde interessados pela temática

Conteúdo: O atendimento multidisciplinar à pessoa neurodivergente: estratégias e intervenções. Entrega do Guia de Orientações Práticas ao Atendimento à Pessoa Neurodivergente.

Workshop “Cuidando de Quem Cuida”

Local: Sala no CVT (a confirmar)

Público-alvo: Familiares e responsáveis por pessoas neurodivergentes

Conteúdo: Estratégias práticas de cuidados à pessoa neurodivergente. Entrega da Cartilha “Cuidando de Quem Cuida”.

Projeto Aurora – Letramento Político

Local: Escola Estadual de Limoeiro do Norte

Público-alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio

Conteúdo: Leitura e debate de contos sobre os 200 anos da Independência, introdução ao funcionamento do Poder Legislativo, simulação de eleição de representantes.
 

08 de agosto (sexta-feira) das 8h às 12h

Local: Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT)

Programação:

  • Credenciamento, acolhida e coffee break;
  • Apresentação cultural;
  • Falas institucionais com autoridades estaduais e regionais;
  • Palestra de encerramento.

Para garantir a participação nos cursos ofertados, os interessados devem realizar as inscrições até o dia 6 de agosto, por meio do link: https://tinyurl.com/mww24kf5. A participação é gratuita.

O Seminário das Escolas Legislativas do Ceará tem como objetivo reforçar a atuação das escolas legislativas como instrumentos de cidadania e qualificação, capacitar servidores públicos e promover a educação política nas diferentes regiões do Estado. Também busca estreitar a relação entre a Assembleia Legislativa e os parlamentos municipais, além de incentivar a interiorização da formação cidadã em diversas áreas do conhecimento. 

Edição: Geimison Maia

Veja também