Notícias

Indicação de Aline Albuquerque para o Conselho Diretor da Arce é aprovada pela CCJR

Por Juliana Melo
26/08/2025 16:42 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Sabatina na CCJR - Foto: Máximo Moura

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante reunião extraordinária nesta terça-feira (26/08), o projeto de decreto legislativo n05/2025, de autoria da Mesa Diretora da Alece, que trata sobre a indicação da economista Aline Aguiar Albuquerque para o cargo de conselheira do Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). A indicação passará agora por votação no plenário da Casa, nesta quarta-feira (27/08).

A indicada passou por sabatina na CCJR e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos membros do colegiado presentes. O presidente da comissão, deputado Salmito (PSB), ressaltou que o trabalho das agências reguladoras é fundamental e que a nova conselheira da Arce poderá contribuir com sua experiência. O parlamentar acrescentou ainda que a economista foi assessora da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi prefeita do município de Massapê.

 

Foto: Máximo Moura

Aline Aguiar Albuquerque declarou que sua trajetória profissional “é orientada pelos princípios da transparência, da responsabilidade, na busca por resultados assistentes a favor da sociedade”. Ela acrescentou que, em sua carreira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, atuou por 12 anos como assessora administrativa da Presidência, desempenhando funções de apoio à direção, adquirindo sólida experiência em análise orçamentária, elaboração de documentos técnicos, coordenação de agentes institucionais e articulação com diversos órgãos e autoridades. 

“Essa vivência me proporcionou uma formação robusta em governança pública e compromisso com a correta aplicação de recursos. Em 2021, assumi a honrosa missão de exercer o cargo de prefeita do município de Massapê, função que desempenhei até 2025. Durante a gestão, conduzi políticas públicas voltadas ao setor econômico, à responsabilidade fiscal e sustentabilidade. Essa experiência me permitiu liderar projetos estruturantes, articular ações de diferentes esferas do Governo e aprimorar os sistemas públicos e serviços públicos essenciais, sempre com foco na eficiência administrativa e também na melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou.

Acrísio Sena (PT) e Missas Dias (PT) parabenizaram e destacaram a carreira e as experiências profissionais e na gestão pública da candidata. Júlio César Filho (PT) ressaltou que a Arce tem profissionais da área do Direito em seu conselho e que a economista irá agregar muito àquela entidade. Frisou a capacidade técnica, administrativa e política demonstrada largamente pela candidata. 

Participaram da reunião os deputados Salmito (PSB), Missias Dias (PT), Antônio Granja (PSB), Agenor Neto (MDB), Guilherme Landim (PSB), Acrísio Sena (PT) e Júlio César Filho (PT). 

Edição: Clara Guimarães

Veja também