Notícias

Cursos e atividades do Parlamento Jovem marcam primeiro dia do Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará no Centro-Sul

Por Guilherme de Andrade / com informações da Alece FM e Alece Mídias
11/09/2025 15:08 | Atualizado há 46 minutos

Compartilhe esta notícia:

Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará - Centro Sul teve início nesta quinta (11/09) - Foto: Dário Gabriel / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará - Centro-Sul, que engloba os 14 municípios da região. O evento ocorre na cidade de Icó, ao longo desta quinta-feira (11/09), e terá continuidade nesta sexta-feira (12/09).

Com o objetivo de fortalecer as escolas legislativas municipais como instrumentos de cidadania, qualificação e desenvolvimento regional, o encontro oferece cursos de formação, palestras e rodas de conversa, abordando temas como gestão pública, educação, saúde, inclusão e participação política.

Deputado licenciado Simão Pedro (PSD) - no centro da foto - acompanhou as atividades do seminário em Icó - Foto: Dário Gabriel / Alece

O deputado licenciado Simão Pedro (PSD) compareceu ao seminário em Icó e ressaltou a importância de realizar o evento nos municípios cearenses. “Trazer serviços não só da Unipace, mas de alguns outros órgãos da Casa Legislativa diretamente ao povo, através das regiões”, avaliou.

Segundo ele, a meta é que todos os 184 municípios tenham uma escola legislativa municipal, a partir de termos de cooperação técnica com a Unipace. “A partir disso, a gente consegue não só o seminário, mas dinâmicas diferentes; serviços da saúde; capacitação; cursos nas áreas da educação e legislativa; cursos para vereadores, legisladores, assessores e sociedade civil e o projeto Parlamento Jovem”, concluiu. 

Sarah Pinto de Holanda, diretora acadêmica da Unipace, destacou a satisfação pela realização do evento e agradeceu a receptividade da Câmara Municipal local. “Estamos muito felizes por estarmos aqui. É um momento de fortalecimento do Legislativo, nesse projeto tão bonito que está sendo abraçado com muito carinho pela Câmara Municipal de Icó. Aqui vai meu agradecimento ao presidente Alan Robson”, disse. 

Durante as atividades, os estudantes escolheram os representes para o Parlamento Jovem - Foto: Dário Gabriel / Alece

Inclusive, Alan Robson destacou que o seminário é uma “vivência única” para a juventude local ao proporcionar momentos de “aprendizagem, capacitação e troca de experiência”. Lembra ainda que já foi estudante da escola E.E.E.M.T.I. Padre José Alves de Macedo, que sediou parte do evento, e hoje está no segundo mandato como vereador, ocupando o cargo de presidente da Câmara Municipal. “Tenho essa missão de levar o exemplo para essa juventude ver que só podemos mudar o nosso País e a nossa cidade pela boa política”, afirmou. 

Para a aluna Rayanne Gabrielly, da E.E.E.M.T.I. Padre José Alves de Macedo, o Projeto Parlamento Jovem, que integra a programação do seminário, é “uma maneira muito interessante” de apresentar a política para os jovens. “Eu achei extremamente interessante e muito importante, principalmente porque eles trouxeram isso através de um meio mais social, que é a arte. Através da arte, muitos jovens acabam se interessando pela política”, afirmou. 

Apresentação cultural foi destaque durante as atividades do Parlamento Jovem - Foto: Dário Gabriel / Alece

A programação do primeiro dia do seminário contou com a realização de três cursos: “Humanizar para Ensinar – Competências Socioemocionais e Educação Especial na Escola Atual”, “O atendimento multidisciplinar à pessoa neurodivergente: estratégias e intervenções” e “Autocuidado e Proteção à Vida: Saúde Mental é Prioridade”. Teve ainda a oficina “Projeto Parlamento Jovem”, com alunos do segundo ano do E.E.E.M.T.I. Padre José Alves de Macedo.

SERVIÇO - Programação do seminário desta sexta-feira, 12 de setembro de 2025

    •    Solenidade de Abertura - 8h às 12h

Programação: acolhida, coffee break e apresentação cultural; falas institucionais com autoridades estaduais e regionais; assinatura de acordos de cooperação técnica.

Local: Teatro da Ribeira dos Icós

    •    Curso: As Competências Legislativas dos Vereadores: Deveres e Limites (4h) – das 13h às 17h (100 vagas)

Local: Teatro da Ribeira dos Icós

Mais informações no site da Unipace

Edição: Geimison Maia

Veja também