Alece celebra legado do Centro de Ciências Agrárias da UFC em sessão solene
Por Ariadne Sousa16/09/2025 18:27 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na tarde desta terça-feira (16/09), em sessão solene no Plneário 13 de Maio, os 107 anos de criação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nas homenagens, foram ressaltados os impactos positivos da unidade para o desenvolvimento sustentável e avanço na produção de conhecimento a respeito da tecnologia agrícola.
O deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento que originou a sessão, considerou que o Centro exerce um papel fundamental para a realidade agrícola do Estado. “Eu imagino que não possa haver, nesta noite, o que possa ser dito para homenagear uma estrutura sistêmica e integrada envolvida no pensar científico no médio e longo prazo. Esses 107 anos, daquilo que um dia foi uma escola de Agronomia e hoje é um centro, significam muito”, destacou.
%20.jpg)
Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Marcos Moura / Alece
Para ele, os entes estatais devem atuar em conjunto com as instituições produtoras de conhecimento para que haja uma evolução sistêmica e efetiva das políticas agrárias. “Nós que convivemos no bioma Caatinga sabemos que as adversidades a cada dia exigem dedicação, exigem estudo e sequência. Eu, hoje como parlamentar, sei que é fundamental que o mundo acadêmico, o Parlamento e o Executivo possam imbricar ações a fim desenvolver aquilo que nós consideramos fundamental”, comentou De Assis Diniz.
Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Sílvio Carlos, o Centro de Ciências Agrárias tem auxiliado o Governo do Estado no Programa Cientista Chefe da Agricultura, que busca soluções baseadas em ciência e tecnologia para o setor agrícola. “É essa a agricultura que nós queremos, é esse o agronegócio que nós queremos: crescendo, com muito conhecimento da nossa escola, e que venha aí por muitos e muitos anos transformar nosso Interior do Estado para gerar emprego e renda no meio rural”, defendeu.
O superintendente federal da Agricultura do Ceará (SFA-CE), Francisco Augusto de Souza Junior, destacou a qualidade dos profissionais formados pelo CCA. “Essa escola forma não só engenheiros agrônomos, mas profissionais para a vida. [Por isso] é muito importante ser mantida e valorizada. E reconhecido esse trabalho de quem lá passa, de quem lá está formando os novos profissionais e desses profissionais que estão sendo entregues ao mercado de trabalho que são todos qualificados para exercer os papéis onde estão”, declarou.
%20.jpg)
Diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira - Foto: Marcos Moura / Alece
HOMENAGEADOS
Representando os agraciados, a diretora do CCA, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, afirmou que o momento é de celebração e orgulho. Além disso, ressaltou o papel dos professores, assim como técnicos e demais colaboradores, que fazem parte da história do Centro. “Ao longo de mais de um século, esta instituição vem cumprindo um papel essencial no desenvolvimento científico, agrário e social do Ceará e do Brasil”, declarou.
Sônia Maria Pinheiro de Oliveira também falou sobre a atuação do CCA e os cursos que são ofertados atualmente. “O Centro não se limita às fronteiras da Universidade, ele dialoga com a sociedade, promove inovação, compartilha conhecimento por meio de extensão e estabelece parceria com instituições de referência em todo o mundo”, completou.
Entre os homenageados com certificados estão os professores Antônio de Albuquerque Sousa Filho; Luís Carlos Uchôa Saunders; Marcos Vinicius Assunção; Eunice Andrade Maia; Sônia Maria Pinheiro de Oliveira; Alexandre Holanda Sampaio; Breno Magalhães Freitas; Claudivan Feitosa de Lacerda; Mirian Cristina Gomes Costa; e Fernando Bezerra Lopes.
Receberam certificados da Alece ainda Camilo Sobreira de Santana; José Nelson Martins de Souza; Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima; Emanuel Itamar Lemos Marques; Francisco Augusto de Souza Junior; Manoel Irlano Barbosa Leite; Francisco Moisés de Lima Santos; Marcos de Sousa Bernardo; Antônio Alves do Nascimento Filho; Rubens Pereira Cruz; e Caio Bruno de Lima Oliveira.
Na mesa da solenidade, estiveram também presentes a pró-reitora-adjunta de Administração e Planejamento da UFC, Adênia Guimarães; e o presidente da Academia Cearense de Engenharia, Flávio Barreto.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece lança curso para humanizar atendimento às mulheres durante o exame de mamografia
Autor: Julyana Brasileiro, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Programa Cabeceira retorna em novo formato e recebe a atriz e cineasta Ângela Escudeiro
Autor: Amanda Andrade* / com Assessoria