Notícias

Alece celebra 60 anos de criação do Dia do Administrador em sessão solene

Por Juliana Melo
22/09/2025 16:47 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Érika Fonseca / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou o Dia do Administrador, nesta segunda-feira (22/09), durante sessão solene no Plenário 13 de Maio requerida pelos deputados Sérgio Aguiar (PSB), Davi de Raimundão (MDB), Marcos Sobreira (PSB), Júlio César Filho (PT) e Juliana Lucena (PT).

Celebrada oficialmente no dia 9 de setembro, a data marca a aprovação da Lei n.º 4.769/1965, que regulamentou a profissão no País, completando 60 anos neste mês. 

Deputado Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Érika Fonseca / Alece

Durante pronunciamento, o deputado Sérgio Aguiar lembrou que “há 10 anos, fui procurado por colegas administradores para cumprir uma grande e importante missão: substituir o querido deputado Welington Landim, falecido prematuramente diante de um Ceará comovido, para, anualmente, homenagear essa profissão imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Brasil”, recordou.

Sérgio Aguiar ressaltou que os administradores são fundamentais desde tempos remotos da história e que a profissão evoluiu ao longo do tempo, recebendo respaldo e sendo estudada nas universidades. “Hoje, a Administração é uma ciência que facilita a vida da sociedade. Nos dias atuais, sabemos que o administrador é um multiprofissional, um eterno aprendiz”, pontuou.  

O parlamentar frisou a importância de valorizar e reconhecer a profissão e ressaltou que “o Brasil e o Ceará se fortalecem economicamente a partir do crescimento de suas empresas públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos". "As instituições públicas e privadas que têm compromisso com a produtividade, qualidade, com os aspectos positivos do universo do crescimento sabem que a administração é a mola propulsora do desenvolvimento e também da prosperidade”, concluiu o parlamentar. 

Um dos homenageados na sessão solene e membro da Academia Cearense de Administração (ACAD), Gaudêncio Gonçalves de Lucena agradeceu o reconhecimento oferecido pela Alece e ressaltou a responsabilidade de preservar e enaltecer a profissão. Para ele, a administração deve ser vista não apenas como técnica, mas como instrumento de progresso humano e capacidade de transformar recursos em desenvolvimento. 

Gaudêncio Lucena explicou ainda que “a criação da  Lei n.º 4.769/1965 deu identidade e dignidade a uma profissão que hoje é pilar do nosso futuro". "No Ceará, a história da administração antecede a própria lei. Foi em 1957, e instalada em 1961, que surgiu a Escola de Administração do Ceará. A nossa escola foi uma das primeiras do Brasil a formar administradores, tornando-se orgulho e exemplo”, informou. 

Ele enalteceu também os grandes empresários do Ceará, além dos pesquisadores das universidades cearenses e administradores que deixaram contribuições no setor público.

Presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), administrador Francisco Rogério Cristino - Foto: Érika Fonseca / Alece

LUTA DA CATEGORIA

Para o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), administrador Francisco Rogério Cristino, a luta da categoria vai muito além do olhar para os administradores, mas significa também lutar para defender o Brasil. 

“Num País que busca eficiência, competitividade e justiça social, o administrador é indispensável. Somos nós os responsáveis por transformar recursos em resultados, por implantar a meritocracia, por assegurar eficiência à gestão pública, por fortalecer a competitividade das empresas, por garantir que a ciência da administração seja posta a serviço do desenvolvimento”, comentou.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo José Macedo, reforçou a importância de celebrar o momento especial dos 60 anos de regulação da profissão, marcando o Jubileu de Diamante da Administração no País. Ele agradeceu à Casa; ao presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB); ao deputado Sérgio Aguiar e aos demais parlamentares que subscreveram para que a sessão solene fosse realizada. 

Ele frisou que os administradores contribuem de forma inestimável na construção de um Ceará e de um Brasil mais justos e desenvolvidos. “É uma profissão que nasce com o propósito de mudar a realidade e se consolida como pilar fundamental em todos os setores, pavimentando caminhos para o desenvolvimento do País. Mais que números e progresso, nós celebramos pessoas que se esforçam e constroem a história da profissão. Ser administrador é, acima de tudo, servir com responsabilidade, competência e paixão”, refletiu. 

Durante a solenidade foram homenageados por suas contribuições à área os administradores: Augusto Sérgio de Câmara Cardoso, Alessandro Walter Botelho Belchior, Eliomar de Lima, Francisco Deusmar de Queirós, Francisco Honório Pinheiro Alves, Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra, Gaudêncio Gonçalves de Lucena, Hailson Silveira de Araújo, João Alves de Melo, José Airton de Oliveira, João Soares Neto, Lamarck Mesquita Guimarães, Marcelo Cunha da Paz, Marcelo de Oliveira Mendes, Maria Aleuda Fernandes, Raimundo Nonato Souza Silva, Rholden Botelho de Queiroz, Roberto Capelo Feijó, Sávia Maria de Queiroz Magalhães, Sérgio Braga Barbosa, Tasso Ribeiro Jereissati e Vicente de Paulo Pereira.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo José Macedo, também fez uma homenagem ao deputado Sérgio Aguiar, com a entrega de uma medalha do CFA em comemoração aos 60 anos da instituição. 

Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo José Macedo; deputado Sérgio Aguiar (PSB) e Francisco Rogério Cristino (CRA-CE) - Foto: Érika Fonseca / Alece

Também participaram da sessão solene os deputados Heitor Férrer (União) e Tin Gomes (PSB); o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Botelho de Queiroz; o presidente da Academia Cearense de Administração, João Alves de Meloo ; presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará, Lamarck Mesquita Guimarães, e a vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Lenira Cardoso de Alencar.

Confira a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também