Terceiro Mutirão Abraçar é destaque do Questão de Ordem desta quarta
Por Wanessa Tavares / com Assessoria24/09/2025 16:29 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (24/09) recebe a supervisora do Núcleo de Atendimento da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), Noêmia Landim, e a integrante da Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 (Aoca), Ângela Pinheiro.
As convidadas vão falar sobre a terceira edição do Mutirão Abraçar, uma força-tarefa voltada para a regularização da guarda de crianças e adolescentes. A iniciativa é organizada pelo Nadij, em parceria com a Aoca. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia cinco de outubro. Para participar, é necessário enviar para o site da campanha os seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência do cuidador; documento de identificação da criança e certidão de óbito dos pais.
Após a análise das inscrições pelas equipes do Nadij, os atendimentos presenciais serão agendados e realizados entre os dias 21 a 23 de outubro, com defensores e defensoras públicas.
De acordo com um levantamento inédito dos cartórios de registro civil do País, com abrangência no período entre 2021 e 2024, todos os anos, mais de 43 mil crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um dos pais.
ENTREVISTADAS
Noêmia Landim é defensora pública do Ceará, especialista em Direito Empresarial e mestre em Direito Constitucional. Atualmente é supervisora do Nadij e também atuou como vice-presidente da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE) e vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).
Já Ângela Pinheiro é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Sociologia pela UFC e pós-doutora em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC.
Atualmente é professora associada da UFC e revisora de periódico da
Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude (DESidades). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Criança e Adolescente, Cidadania, Assembleia Nacional Constituinte (1987-88) e Constituição Federal de 1988. Ângela Pinheiro é ainda integrante do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) e da Aoca.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível no Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Ampliação de efetivo e garantia de direitos a guardas municipais são defendidos em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Espaço de exposições da Alece recebe o nome da ex-deputada Zélia Mota
Autor: Júlio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece