Notícias

Projeto "Ceará Raiz" é lançado em homenagem à força e à cultura do povo nordestino

Por Narla Lopes
08/10/2025 12:36 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Pronunciamento foi feito na sessão plenária desta quarta-feira (08/10) - Foto: José Leomar / Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (08/10), o lançamento do projeto “Ceará Raiz”, idealizado pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, com o propósito de valorizar e preservar as expressões culturais que moldam a identidade cearense. 

Ao destacar o lançamento, o parlamentar lembrou que a data também marca o Dia do Nordestino, celebração que exalta a cultura, a força e a resistência do povo da região. “Hoje, 8 de outubro, celebramos o Dia do Nordestino. É com esse sentimento de orgulho e pertencimento que a Assembleia Legislativa lança hoje o projeto Ceará Raiz”, afirmou.

Logomarca do projeto Ceará Raiz - Imagem: Núcleo de Publicidade da Alece

Romeu Aldigueri explicou que a iniciativa é uma série documental multiplataforma que estreia nesta quinta-feira (09/10), às 20h30, na Alece TV. O primeiro episódio aborda as casas de farinha de Itapipoca e Amontada, símbolos de união, sustento e memória em diversas comunidades. O conteúdo também será destaque na revista Plenário Alece e poderá ser acompanhado em todos os veículos de comunicação da Casa.

“Nosso intuito é produzir, em cada município do Ceará, um documentário de cerca de 20 minutos. A série já conta com quatro produções concluídas: uma sobre as casas de farinha; outra sobre a cultura e o extrativismo do carnaubal, realizada em Granja; um terceiro sobre Viçosa do Ceará, reconhecida como a capital cearense e nacional da cachaça, com mais de 80 fábricas do produto, e o quarto sobre a tradicional Feira de Cascavel”, adiantou o presidente.

Romeu Aldigueri parabenizou ainda a equipe do Sistema Alece de Comunicação pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância de reconhecer e fortalecer as manifestações culturais do Estado. “O primeiro documentário, sobre as casas de farinha, está belíssimo. É muito importante que façamos isso em todas as cidades do Ceará”, concluiu.

Ainda durante o pronunciamento, o presidente anunciou a programação da Semana do Servidor da Alece 2025. As atividades da programação vão ocorrer de 19 a 25 de outubro. 

Edição: Geimison Maia

Veja também