Notícias

Capacitações e participação de jovens marcam primeiro dia do Seminário das Escolas Legislativas no Cariri

Por Juliana Melo / com Assessoria
09/10/2025 16:16 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Programação contou com capacitações para servidores e sociedade - Foto: Máximo Moura

A 4ª edição do Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), chegou à região do Cariri cearense e teve o primeiro dia de atividades nesta quinta-feira (09/10).

O seminário tem como objetivo fortalecer as escolas legislativas municipais como instrumentos de cidadania, qualificação e desenvolvimento regional. O público-alvo são os prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores, gestores públicos, educadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.

Durante a manhã, foram realizadas, no município de Juazeiro do Norte, atividades de formação nas áreas de saúde e educação para profissionais. O evento ofertou cursos, palestras e rodas de conversa, abordando temas relevantes, como gestão pública, educação, saúde e inclusão.

Deputado licenciado Simão Pedro (PSD) - falando ao microfone - avaliou a importância das ações dos seminários regionais - Foto: Máximo Moura / Alece

Segundo o deputado licenciado Simão Pedro (PSD), além dos seminários itinerantes realizados pela Alece, o fortalecimento das câmaras municipais tem sido promovido por meio da criação de escolas legislativas municipais. Por meio dessa iniciativa, já foram instaladas essas instituições em 132 câmaras municipais cearenses, fruto de acordo de cooperação entre as casas legislativas e a Unipace, com o objetivo de promover ações de capacitação, formação continuada e fortalecimento institucional nos municípios.

Simão Pedro informou também que, na tarde desta quinta-feira (09/10), o Seminário Regional realizou o Projeto Parlamento Jovem, iniciativa que visa promover o letramento político, a compreensão sobre o papel do Poder Legislativo e fortalecer valores democráticos e de cidadania. O projeto é feito por meio de parceira entre a Unipace e a Diretoria Legislativa da Alece. 

Esta edição do projeto ocorreu na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel. Durante as atividades, são realizados debates e oficinas, culminando na eleição de dois representantes de cada escola, que terão a oportunidade de vivenciar, no final do ano, um dia na rotina parlamentar. 

Atividades do Parlamento Jovem foram realizadas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel - Foto: Máximo Moura / Alece

“Serão dois parlamentares jovens eleitos para representar a juventude do Cariri no final do ano, na Alece. Eles irão passar um dia como deputados, irão conhecer como funciona, ver que a Assembleia não é só uma Casa onde se criam e modificam leis, mas também tem dezenas de serviços que beneficiam a sociedade”, explicou o parlamentar. 

O deputado também acrescentou que os seminários regionais serão realizados nas 14 regiões do Estado. "Nosso intuito é chegar aos 184 municípios com cursos e capacitação através da Unipace para aprimorar ainda mais a formação dos gestores, vereadores e sociedade. Nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), dá todo o suporte para que nós estejamos aqui, trazendo os serviços diretamente para a população da região do Cariri”, comentou. 

CAPACITAÇÕES 

A coordenadora da Unipace, Sarah Pinto de Holanda, destacou que houve grande procura de interessados nos cursos oferecidos pela Alece, com participação de pessoas de vários municípios da região do Cariri. 

Foram oferecidas formações sobre competências socioemocionais e educação especial na escola atual; atendimento multidisciplinar à pessoa neurodivergente; autocuidado e saúde mental.

Segundo a coordenadora da Unipace, “a gente também conta com a participação dos profissionais do Ciadi, que falam sobre o apoio a pessoas neurodivergentes, com profissionais da saúde e famílias. É um tema muito sensível, urgente e necessário", ressaltou. 

Atividades levam capacitações para a população do interior do Ceará - Foto: Máximo Moura / Alece

Sarah Pinto acrescentou que “esse é mais um momento em que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará atravessa os muros, sai de Fortaleza, ganhando outras regiões. A troca é sempre maravilhosa. Ao final, a gente conversa, e os participantes dão retorno sobre o que acharam". 

Nessa sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte recebe a solenidade de encerramento do seminário, com falas institucionais de autoridades estaduais e regionais.

O Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará - Cariri - integra o ciclo de eventos que são realizados ao longo deste segundo semestre de 2025 em diferentes regiões do Ceará, como Sertão Central, Maciço de Baturité e Grande Fortaleza, cumprindo o propósito de interiorização e fortalecimento do Poder Legislativo no Estado.

Edição: Geimison Maia

Veja também