Notícias

Solenidade reconhece importância do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Por Guilherme de Andrade
13/10/2025 16:10 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na tarde desta segunda-feira (13/10), no Plenário 13 de Maio, o Dia Nacional e Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A homenagem, proposta pelos deputados Marcos Sobreira (PSB) e Marta Gonçalves (PSB), com subscrição dos deputados  Heitor Férrer (União) e Dra. Silvana (PL), reconheceu e destacou o serviço exercido por esses trabalhadores no Ceará. Também foram cobradas melhorias para as categorias. 

O fisioterapeuta é aquele profissional que se dedica ao estudo e à aplicação de técnicas voltadas para a prevenção, o tratamento e a reabilitação de lesões no corpo humano. O terapeuta ocupacional, por sua vez, atua na prevenção e no tratamento de dificuldades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e psicomotoras que comprometem a realização das atividades diárias. 

A data, no âmbito estadual, foi instituída pela Lei n.º 18.274, de 21 de dezembro de 2022, sendo celebrada anualmente  em 13 de outubro.

Além de homenagear os profissionais que “buscam exercer o seu trabalho com seriedade e com técnica”, o parlamentar Marcos Sobreira ressaltou que a sessão solene abre um espaço para “receber sugestões e opiniões”. “Temos buscado fazer um mandato em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), em parceria com os profissionais, sempre escutando muito a categoria e buscando soluções através de projetos de lei e de indicação”, afirmou. 

Sobreira também comentou sobre a perspectiva da aprovação da exigência do profissional de fisioterapia durante 24 horas no leito das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Estado. O deputado torceu para um desfecho positivo: “Não tenho dúvida de que teremos a sensibilidade do governador Elmano para colocar esse projeto em prática. O Estado já cumpre, na quase totalidade, na rede pública estadual, mas precisamos passar também para a rede privada e tornar lei o que já é em outros estados”, pontuou.

Marta Gonçalves, por sua vez, rendeu homenagens aos “profissionais que são fundamentais para a reabilitação, qualidade de vida e autonomia das pessoas”. Para ela, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são essenciais para a sociedade, pois “cuidam, acolhem e devolvem a confiança”. “Em nome da Assembleia Legislativa do Ceará, deixo o meu respeito, o meu carinho e a minha gratidão a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do nosso Estado e do Brasil”, completou.

O deputado e médico Heitor Férrer falou sobre o impacto positivo dos homenageados desta tarde na recuperação daqueles que passam por tratamentos cirúrgicos ou conservadores. “São vocês que nos ajudam a consagrar e a ter sucesso no tratamento. Muitas vezes, quem não precisou de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional não sabe o valor desses profissionais. Não tem como imaginar o sucesso da cirurgia se não for através da fisioterapia”, frisou. 

Durante a solenidade, foram homenageados o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do município de Eusébio e a Célula de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. Também foram prestigiados pela casa 24 profissionais, divididos entre as áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. 

Foto: Érika Fonseca

Vice-prefeita do município de Eusébio, Tamara Holanda, engrandeceu o serviço prestado pelos trabalhadores dessas duas categorias. “É uma homenagem mais do que justa para profissionais que dedicam suas vidas para cuidar, reabilitar e transformar a realidade de tantas pessoas”. Para a gestora, esta data vai além de um marco comemorativo, serve também como “um chamado para a valorização da vida e dignidade humana”. 

“Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são agentes fundamentais neste processo. São profissionais que conduzem milhares de pessoas à reconquista da autonomia, do movimento e da esperança. A cada fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, o meu mais sincero parabéns”, concluiu. 

O diretor-secretário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Vinícius Mendonça Assunção, convidou todos a fazerem uma reflexão sobre os avanços possíveis para as áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. Ele reafirmou o seu compromisso com “a valorização profissional, com a defesa do piso salarial nacional, com o fortalecimento da formação e da atuação ética e qualificada em todo o País”.

Compuseram a mesa da solenidade os deputados estaduais Marcos Sobreira, Marta Gonçalves e Heitor Férrer; o presidente do Crefito 6, Jacques Eanes Esmeraldo Melo; Vinícius Mendonça Assunção; Tamara Holanda; o secretário de Educação do município de Eusébio, Acilon Gonçalves, e o secretário de Saúde do município de Eusébio, Zozimo Medeiros. 

Acompanhe a íntegra da solenidade alusiva ao Dia Nacional e Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Edição: Clara Guimarães

Veja também