Notícias

Questão de Ordem destaca implantação do campus do ITA em Fortaleza

Por Amanda Andrade*, com Assessoria
05/12/2025 14:15 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa e jornalista Renato Abreu - Foto: Divulgação Alece TV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (Canal 31.1), conversa, nesta sexta-feira (05/12), com o coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa, comandante da Base Aérea de Fortaleza e diretor do campus do ITA em Fortaleza, para apresentar os detalhes da implantação do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. O projeto teve nova etapa de obras autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 3 de dezembro, durante visita oficial ao Ceará.

Com investimento de R$ 181,3 milhões nesta fase, a iniciativa integra o conjunto de obras que totalizam R$ 330,4 milhões para instalação da primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos (SP). O novo campus no Ceará ofertará os cursos de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, cada um com turmas de 50 estudantes, com início previsto para 2027.

Durante a entrevista, o coronel Gleydson explica os quatro eixos estruturantes do Projeto ITA Ceará (Engenharia, Pessoal, Estruturação do Curso e outras medidas), que organizam todas as etapas da implantação. O programa também lembra que a presença do ITA no Ceará é uma demanda histórica, especialmente por ser o estado brasileiro que mais envia estudantes para a unidade paulista. Atualmente, cerca de 40% dos alunos do instituto são cearenses.

Além de apresentar o planejamento e o cronograma do campus, a edição desta sexta aprofunda o papel estratégico do ITA para o desenvolvimento do setor aeroespacial e tecnológico no País, desde a criação em 1950, e as expectativas para a formação das primeiras turmas no Ceará a partir de 2027.

ENTREVISTADO

O coronel aviador Gleydson é comandante da Base Aérea de Fortaleza e diretor do Campus ITA Fortaleza. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1996, sendo declarado aspirante a oficial em 1999 e promovido ao atual posto em 2021. ele atuou em funções operacionais e administrativas em diversas organizações militares, como os esquadrões Pacau, Joker e Pampa. 

Entre as experiências ao longo da carreira, destaca-se a coordenação da implantação da aeronave A-29, a docência na Inter-American Air Forces Academy (EUA), o comando do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea de Canoas e a atuação em cargos estratégicos no Ministério da Defesa. 

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível no Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.

*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia

Edição: Geimison Maia

Veja também