Debate Brasil desta terça-feira trata da atuação da ONU no mundo atual
Por Wanessa Tavares25/05/2026 15:25 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:
O programa Debate Brasil, que vai ao ar na Alece TV (canal 31.1) e Alece FM (96,7 MHz), desta terça-feira (26/05), aborda o espaço e o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na atual conjuntura mundial, onde a cooperação diplomática entre países tem sido cada vez menos frequente e o unilateralismo virou o padrão.
Para conversar sobre a temática, participam o presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB/CE), Fabiano Távora; a presidente fundadora da Liga Acadêmica de Direito Internacional, Júlia Nunes; e a consultora em Internacionalização de Empresas, com atuação na interseção entre Direito, Negócios e Comércio Internacional, Larissa Amaral.
A crise de credibilidade enfrentada pela ONU e seus braços especializados, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reflete um cenário de erosão diplomática que se intensificou com a ascensão de movimentos negacionistas desde a virada do século.
Esse processo de desacreditação ganhou força durante a pandemia da Covid-19, impulsionado pela desinformação em redes sociais, o que resultou em cortes de financiamento para pesquisas científicas essenciais.
Atualmente, o enfraquecimento do poder de mediação do organismo é evidenciado por conflitos persistentes e ataques diretos a suas missões humanitárias, como no Oriente Médio, onde as operações em território palestino registraram ataques a comboios da Unesco e a tropas de Paz, dificultando o envio de suprimentos médicos básicos. Na África, especificamente no leste da República Democrática do Congo, o embate entre milícias armadas configura uma das guerras mais letais desde o fim da 2ª Guerra Mundial, sem uma solução diplomática efetiva à vista.
Em busca de retomar o protagonismo, a ONU vive, em 2026, um momento decisivo, com a eleição do novo secretário-geral da organização. Foram indicados para concorrer ao posto, que será deixado pelo atual secretário-geral António Guterres em 31 de dezembro: Michelle Bachelet (Chile), Rafael Grossi (Argentina), Rebeca Grynspan (Costa Rica) e Macky Sall (Senegal).
Produzido por Robério Lessa, o Debate Brasil é apresentado e mediado por Hamilton Nogueira. O programa é transmitido simultaneamente na Alece TV (canal 31.1) e Alece FM (96,7 MHz), todas as terças-feiras, às 20h30 e 21h, respectivamente. Após a exibição, o programa fica disponível no canal do YouTube da Alece TV e no Alece Play, plataforma de streaming da Casa do Povo. As reprises vão ao ar aos sábados, às 22h, e aos domingos, às 19h, na Alece TV.
Edição: Gleydson Silva
Veja também