Questão de Ordem destaca lançamento do livro "Abuso de Direitos Fundamentais"
Por Amanda Andrade, com informações da Alece TV07/08/2026 14:35 | Atualizado há 12 horas
Compartilhe esta notícia:
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), apresenta, nesta sexta-feira (07/08), entrevista com o doutor em Direito Constitucional e procurador do Estado do Ceará, Fábio Peixoto, sobre o lançamento do livro "Abuso de Direitos Fundamentais".
Durante a conversa, o entrevistado aborda a publicação da obra, resultado de sua tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza (Unifor). O trabalho recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2023 e conquistou o 1º Prêmio FIBE (Fórum de Integração Brasil Europa), reconhecimentos voltados à produção acadêmica na área jurídica.
O lançamento do livro acontece no dia 15 de setembro, das 18h15 às 21h, no auditório do Bloco H da Unifor. A programação contará ainda com a conferência "Sistemas Políticos e Governabilidade", ministrada pelo presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Vitalino Canas, que abordará os desafios contemporâneos da relação entre o direito constitucional e os sistemas democráticos.
A apresentação da obra será conduzida pelo professor do PPGD da Unifor, Eduardo Rocha Dias. O evento é aberto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados no debate sobre direitos fundamentais e justiça constitucional.
Criado para fomentar estudos, eventos e debates, o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) busca fortalecer a aproximação cultural, econômica e social entre o Brasil e países europeus, especialmente Portugal e as demais nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O Prêmio FIBE reconhece pesquisas de impacto voltadas à integração entre Brasil e Europa.
ENTREVISTADO
Fábio Peixoto é doutor e mestre em Direito Constitucional pela Unifor, graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele também tua como Procurador do Estado do Ceará e advogado.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Gleydson Silva
Veja também