Acontece TV destaca novo canal para transmissão de notícias pelo TCE Ceará
Por Jonas Silva*12/08/2026 14:27 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:
O programa Acontece TV, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), transmitido pela Alece TV (canal 31.1), destaca, nesta quarta-feira (12/08), às 20h20, o lançamento do canal no WhatsApp para transmissão de notícias ao cidadão: “TCE Ceará Comunica”. A iniciativa reforça o compromisso de garantir mais transparência e manter a sociedade sempre informada sobre o uso do dinheiro público.
O canal também tem como objetivo divulgar cursos, eventos, prazos e outras informações de interesse do público. Os participantes poderão interagir por meio de emojis, responder a enquetes e utilizar outras ferramentas disponibilizadas pela plataforma.
O telespectador confere uma reportagem sobre a atuação integrada da Primeira Infância que foi estimulada durante o encerramento do curso do TCE Ceará, no início deste mês. A capacitação contou com a participação dos 38 primeiros municípios que cumpriram todos os compromissos firmados por meio do Pacto Cearense pela Primeira Infância.
Também é destaque a reportagem sobre a III Semana da Arte do TCE Ceará, que será realizada nos dias 19, 20 e 26 de agosto. A iniciativa reunirá atividades voltadas à valorização da cultura e da criatividade. A programação é aberta ao público e está com inscrições abertas por meio do IPCeduc.
No “Conexão Cidadão”, a conversa é com a secretária de Governança do Tribunal, Liana Brandão, que aborda o reconhecimento do TCE Ceará, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo A3P. A certificação é concedida pelo Ministério do Meio Ambiente em função da implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública.
Já no quadro “Conta aí, TCE Ceará” desta semana, o público vai saber se o Tribunal pode cancelar ou não uma obra pública e conferir informações sobre como a fiscalização pode ser uma das ações que garantem a qualidade e a correta aplicação dos recursos em prol da sociedade.
O Tribunal de Contas do Ceará divulgou a sexta edição do Informativo de Jurisprudência. O documento apresenta as últimas deliberações das câmaras e do Pleno da Corte de Contas, proferidas em junho de 2026, e está disponível no site do TCE Ceará, servindo para orientação tanto dos gestores como da sociedade civil.
A segunda edição de 2026 do boletim informativo “MPC em Ação”, que traz as principais atividades realizadas pelo Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará no segundo trimestre deste ano, foi publicada. O boletim completo pode ser acessado na página inicial do site do Ministério Público de Contas.
Por fim, essa edição destaca a divulgação da nova edição do boletim Olacefs, que é a Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores. A Corte de Contas cearense faz parte da produção com o artigo “transparência e participação cidadã: o caminho do TCE Ceará rumo a um controle externo mais próximo da sociedade”. O informativo completo está no site do TCE Ceará.
O programa vai ao ar todas às quartas-feiras, às 20h20, com reprise às segundas-feiras, às 19h15. A produção é da Assessoria de Comunicação Social do TCE Ceará, coordenada pela jornalista Kelly de Castro. Nesta edição, o programa é apresentado pela jornalista Gabriella Antunes.
*Estagiário sob supervisão do editor Gleydson Silva
Veja também