Notícias

Um Lugar de Fala discute a obrigatoriedade de diploma para jornalista

Por Guilherme de Andrade, com informações da Alece TV
28/08/2026 14:49 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Um Lugar de Fala discute a obrigatoriedade de diploma para jornalista

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), desta segunda-feira (31/08), aborda a obrigatoriedade de diploma para jornalista no Brasil, algo que deixou de ser uma exigência após decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A edição vai ao ar às 12h. 

A temática voltou a ganhar espaço no País após manifestações de ministros do próprio STF a favor da possibilidade de reavaliar a decisão tomada pela Corte em 2009. Naquele ano, a ação levantou grandes discussões sobre a liberdade de expressão e liberdade de imprensa. 

Para aprofundar o assunto, o programa recebe a jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Samira de Castro, que também é presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e integrante do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), além do advogado trabalhista Carlos Chagas. 

O diploma deixou de ser uma exigência legal para quem trabalha como jornalista no Brasil. Entretanto, o retorno da discussão acontece em um cenário totalmente diferente do que era visto na época, marcado atualmente pela expansão das redes sociais, pela disseminação de informações falsas (fake news) e pelo avanço da inteligência artificial na produção e circulação de conteúdos. 

Dessa maneira, o programa discute o que está por trás do debate e o que uma eventual retomada da obrigatoriedade poderia representar para jornalistas, estudantes e para o mercado de comunicação. Além disso, a conversa aborda a importância da formação universitária para o exercício profissional, a regulamentação da atividade, a liberdade de expressão e os possíveis impactos trabalhistas para quem já atua na área há mais tempo. 

Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaína Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Reginaldo Silva e Fábio. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também