Notícias

Estudantes de Fortaleza e RMF visitam Alece nesta semana

Por Ariadne Sousa
24/09/2026 15:22 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Estudantes de Fortaleza e RMF visitam Alece nesta semana - Foto: Máximo Moura

O programa “O Parlamento e Sua História”, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana, a visita de alunos de duas escolas de Fortaleza e uma de Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Com o objetivo de estimular o interesse pelo Legislativo cearense, a iniciativa apresenta aos visitantes informações sobre a política e a história da instituição. O programa é destinado a alunos de escolas públicas e privadas da Capital e de municípios próximos.

Nesta quinta-feira (24/09), 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ernesto Gurgel Valente, localizada em Aquiraz, participaram da experiência. Pela manhã, foram 33 estudantes, acompanhados pelas professoras Reveline e Maria. À tarde, participaram 27 alunos do 7º ano, sob a supervisão dos professores Reveline e Wagner Sousa de Oliveira.

O professor Wagner ressaltou a relevância da iniciativa para a ampliação do conhecimento sobre o Legislativo, principalmente em véspera de eleições. “Apesar de nessa idade eles ainda não votarem, eles chegam em casa e explicam para os pais sobre a importância de quem eles vão eleger”, frisou.

O professor Wagner Sousa de Oliveira acompanhou os alunos na visita da tarde desta quinta-feira. - Foto: Máximo Moura

Os temas abordados no tour complementam o que os estudantes aprendem em sala de aula, conforme o professor. “Nesse momento, eles concretizam o conhecimento que recebem na escola e também quebram algumas barreiras com relação a um pensamento que pode ser comum a respeito do distanciamento das instituições com a população. Então, a gente consegue ter uma melhor aproximação”, afirmou o docente.

Para a aluna Ana Clarice, estar no Plenário 13 de Maio, local onde os parlamentares estaduais debatem e constroem políticas que impactam toda a população, proporcionou uma experiência única. “Isso aqui é algo único e surreal, e até agora eu não estou acreditando que eu estou aqui”, compartilhou.

A aluna Ana Clarice também participou do programa O Parlamento e Sua História na tarde de quinta. - Foto: Máximo Moura

Ela relatou ainda que, além da simbologia do Legislativo, a visitação também proporciona uma ampliação do conhecimento sobre temáticas que fizeram parte de sua trajetória escolar. “Eu vi aqui várias coisas relacionadas ao que eu já estudei na escola, como, por exemplo, as que abordam a questão do sertão”, disse.

As demais instituições que visitaram a sede do Legislativo nesta semana foram a EEMF Noel Hugnen de Oliveira Paiva, do bairro São João do Tauape, e a EEMF Almirante Tamandaré, do bairro Jangurussu, ambas localizadas em Fortaleza.

As turmas exploraram as instalações e o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce e os estúdios da Alece FM. Também acompanharam uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. Além disso, conheceram a exposição “Imagens da Resistência - Arte e Saúde na História do Ceará”, do artista e pesquisador Ernane Pereira, promovida pelo Malce e em cartaz até 30 de setembro.

Os tours foram guiados pela equipe do Memorial, composta pelos monitores Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Ponte e Maria Antônia Brito, Wagner Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Mateus Django, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e Carlos Eduardo Monteiro.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições devem agendar a visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Gleydson Silva

Veja também