Importância da educação é exaltada em homenagem à UNI7 na Alece
Por Pedro Emmanuel Goes19/10/2026 20:03 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na noite desta segunda-feira (19/10), os 25 anos do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). O evento atendeu a requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PT), que destacou a importância que o centro universitário e dos princípios da instituição na vida dos formandos.

Deputado Bruno Pedrosa (PT) durante homenagem à UNI7 na Alece - Foto: Alex Costa.
O parlamentar lembrou a trajetória dele como aluno do curso de Direito da UNI7 e frisou que a homenagem traz uma satisfação especial. “Reconheço aqui a importância da educação e do caminho que me trouxe até aqui. Ninguém passa por uma instituição de ensino sem sair mais consciente quanto ao mundo que lhe cerca, e esse aprendizado reflete muito na minha atuação parlamentar”, compartilhou.
Para ele, uma das maneiras mais nobres de homenagear a instituição é “honrando as profissões que escolhemos e respeitando as pessoas”.

Professor Alécio Saraiva destacou a importância da educação para o exercício da cidadania - Foto: Alex Costa.
Dezenove professores, gestores e técnicos do centro universitário foram homenageados durante a solenidade. Entre eles, o professor da UNI7 e Procurador da Fazenda Federal, Alécio Saraiva Diniz, que destacou a importância da educação para o exercício da cidadania. Ele enfatizou que a cidadania se constrói diariamente em cooperação, sendo esse, de acordo com ele, um dos fundamentos da UNI7: trajetórias de sucesso construídas coletivamente.

Professora Maria Vital da Rocha também foi homenageada durante a cerimônia - Foto: Alex Costa.
Também homenageada durante a noite, a professora e chanceler da UNI7, Maria Vital da Rocha, também reforçou que a vida pública e profissional requer mais que conhecimento técnico, com a necessidade de “integridade, caráter, retidão de conduta, sensibilidade quanto ao coletivo e compromisso com o interesse público”.
“Nenhuma conquista é individual e toda trajetória é construída coletivamente. Então essa homenagem a uma instituição de ensino, erguida e mantida a tantas mãos, é um gesto de generosidade e respeito à história da instituição”, comentou.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secçãoCeará (OAB-CE), Cristiane Leitão, também frisou que esses princípios orientam, marcam e diferenciam a história dos profissionais que saem da UNI7.

Reitor Jáder Figueiredo enalteceu corpo de profissionais que fazem a UNI7 - Foto: Alex Costa.
Já o reitor do centro universitário, Jáder Figueiredo, agradeceu não apenas à Alece pela homenagem, mas a cada grupo de profissionais - como técnicos, administradores e magistério - que compõe a UNI7. “São trabalhos de natureza diferente, mas a educação não existe sem essas funções, cada uma mais importante que a outra”, ressaltou.
Ele também fez referência ao momento atual de negacionismo e de movimentos antidemocráticos, “contra os quais a educação deve fazer frente”.
A solenidade contou com as presenças da desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Ângela Tereza Gondim; do procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação da UNI7, João Luiz Nogueira.
Veja abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também