Notícias

Um Lugar de Fala destaca preparação de estudantes para o Enem

Por Ricardo Garcia, com informações da Alece TV
23/10/2026 08:57

Compartilhe esta notícia:

Um Lugar de Fala destaca preparação de estudantes para o Enem

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), que vai ao ar nesta segunda-feira (26/10), às 12h, vai discutir as expectativas em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os desafios enfrentados pelos estudantes na reta final de preparação. O tema da edição é “Enem – Entre a expectativa e a cobrança”. 

A preparação para o Enem envolve mais do que revisões de conteúdo, simulados e horas de estudo. Para muitos estudantes, a expectativa de ingressar no ensino superior também vem acompanhada de ansiedade, medo de não alcançar a nota desejada e cobranças relacionadas ao futuro profissional.

A edição do programa propõe uma reflexão sobre como a pressão por aprovação pode interferir na rotina e na saúde emocional dos estudantes. A conversa aborda a influência das expectativas pessoais, familiares e sociais, além da importância de conciliar a preparação acadêmica com o descanso e o bem-estar.

ENTREVISTADAS

Participam do programa a coordenadora e professora do Núcleo Fortaleza do Programa Alcance, Eridiana Lopes Macêdo; e a psicóloga clínica e orientadora de carreira, além de especialista em clínica histórico-cultural, Paloma Rocha.

A partir da experiência de quem acompanha a preparação dos estudantes e da perspectiva da psicologia, o debate busca compreender como a cobrança por desempenho é construída e em que momento ela pode deixar de contribuir para os estudos e passar a prejudicar o bem-estar dos jovens.

As convidadas também discutem o papel da família, dos professores e dos cursos preparatórios no apoio aos estudantes durante esse período, assim como a importância de reconhecer os limites individuais e buscar ajuda profissional quando a ansiedade começa a comprometer atividades cotidianas.

O programa propõe, ainda, uma reflexão sobre a ideia de que uma única prova pode determinar o futuro de um jovem. Embora o Enem seja uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, o resultado não define, isoladamente, a capacidade de uma pessoa nem as possibilidades de construir uma trajetória acadêmica e profissional. 

Apresentado pelas jornalistas Cibele Couto e Janaína Gouveia, com produção da estagiária de Jornalismo, Jullia Oliveira, Um Lugar de Fala vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1).

Edição: Vandecy Dourado

Veja também