Notícias

Alece recebe visita de estudantes de Fortaleza e Aquiraz nesta semana

Por Jonas Silva*
05/11/2026 15:06 | Atualizado há 20 horas

Compartilhe esta notícia:

Alece recebe visita de estudantes de Fortaleza e Aquiraz nesta semana - Foto: Franzé Abreu

O programa “O Parlamento e Sua História”, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana, a visita de 116 estudantes de quatro instituições de ensino dos bairros Praia do Futuro, Montese, Guararapes, em Fortaleza, e Aquiraz. Os jovens foram guiados por setores da Casa. 

Nesta quinta-feira (05/11), no período da tarde, 39 jovens do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges, localizada no bairro Praia do Futuro, visitaram as dependências da Alece. O grupo estava acompanhado dos professores de Filosofia, Jackson Freitas e Nadja Maia.

Deputado Walter Cavalcante posa com os alunos da Praia do Futuro. Foto: Alex Costa

A aluna Maria Rita de Sá Macedo, de 16 anos, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges, comentou sobre a importância da atividade. “Nós temos que conhecer mais do nosso Estado, porque alguns alunos não sabem o que o trabalho daqui representa. A gente já teve uma introdução sobre o que é o Legislativo e sobre o tempo de existência da Assembleia.”

Durante o encontro com os jovens, o deputado Walter Cavalcante (PV) explicou o funcionamento do Plenário e destacou a importância das escolas integrais. "Fortaleza tem alcançado resultados excelentes com o modelo de tempo integral, e nosso objetivo é trazer essa modalidade para toda a rede municipal", afirmou.

No período da manhã, a visita foi realizada pela Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João Mattos, do bairro Montese, com a presença de 29 alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, organizados pelo professor Vladimir. A segunda-vice-presidente da Casa, deputada Larissa Gaspar (PT), acompanhou a turma em passagem pelo Plenário 13 de Maio e conversou com os estudantes, entre outros assuntos, sobre a atuação dos parlamentares.


A deputada Larissa Gaspar explicou com os jovens da João Mattos sobre o funcionamento da Casa. Foto: Franzé Abreu

Já na terça-feira (03/11), no período da tarde, 23 alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Parque Maria Bernardo de Castro, localizada em Aquiraz, acompanhados pelas professoras Sabrina Lima e Vanessa Abreu, realizaram a visita. 

Estudantes de Aquiraz tiveram a oportunidade de conhecer o Parlamento cearense. Foto: Dário Gabriel

No período da manhã, a atividade foi realizada por 25 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará - Unidade Via Corpvs, localizada no bairro Guararapes, em Fortaleza. O grupo estava acompanhado pelos professores Eric e Gisela. O deputado Renato Roseno (Psol), que está à frente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, fez uma fala sobre a atuação do colegiado na promoção dos direitos humanos, especialmente o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV).



O percurso das visitas no turno da manhã é guiado pela equipe do Malce composta pela coordenadora, Gina Marcílio Pompeu, e as monitoras Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Ponte, Maria Antônia Brito, Wagner Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes e Mateus Django. Já no turno da tarde, a equipe é composta por Mateus Django, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e Carlos Eduardo Monteiro.

SERVIÇO

As visitas guiadas são realizadas às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefone a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727, 3277-3700, 3277-2877 ou 3277-2613.     

*Estagiário sob a supervisão do editor Vandecy Dourado

Veja também