Notícias

Agenda Cultural - Brasilidade homenageia Pixinguinha

Por ALECE
27/04/2012 18:11 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Pixinguinha

O programa Brasilidade da rádio FM Assembleia (96,7MHz) deste domingo (29/04) vai homenagear Pixinguinha, considerado pelos críticos o pai da música brasileira. Multiinstrumentista, Alfredo da Rocha Vianna Júnior (1897-1973), o Pixinguinha, também foi maestro e arranjador. Misturou a música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e os primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro. Arranjou os principais sucessos da época de ouro da música popular brasileira, orquestrou inúmeras marchas de carnaval e choros.

Foi o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil. Pixinguinha foi um menino prodígio, tocava cavaquinho com 12 anos. Aos 13 passava ao bombardino e a flauta. Até hoje é reconhecido como o melhor flautista da história da música brasileira. Mais velho trocaria a flauta pelo saxofone, pois não tinha mais a firmeza e embocadura necessárias. Aos 17 anos grava suas primeiras instrumentações, é autor das pérolas Rosa e Sofres Porque Queres.

Em 1922 têm uma experiência que transforma significativamente sua música. Um milionário patrocina a viagem de Pixinguinha e de seu grupo Os 8 Batutas para uma turnê europeia, onde manteve contato com a moderna música do velho continente e com o jazz. A temporada em Paris que deveria ser de um mês dura seis, tendo que ser interrompida devido a compromissos já assumidos no Brasil.

O Brasilidade é produzido e dirigido por Ronaldo César e co-produzido por Juliana Brasileiro, com narração de Narcélio Limaverde. O programa vai ao ar sempre aos domingos, a partir das 18h, com reprise às terças-feiras, 23h.
PB/LF

Veja também