Agenda Cultural - Brasilidade retrata obra de Wilson Simonal
Por ALECE15/06/2012 18:33 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Brasilidade deste domingo (17/06) da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) homenageia o cantor Wilson Simonal, um dos músicos mais importantes da década de 1960 - sua fama chegou perto da de Roberto Carlos, após se envolver num episódio confuso, no início dos anos 1970, viu sua carreira ruir e caiu no ostracismo.
A história de Simonal no cenário da música popular brasileira é bem peculiar. Ele começou a carreira em bailes do Exército e se consagrou no final da década de 1960. Suas interpretações de músicas como “Meu Limão, Meu Limoeiro” e “País Tropical” (de Jorge Ben Jor) caíram no gosto popular, assim como seu programa de televisão, “Show em Si... monal”, exibido pela TV Record, famosa pelos festivais que projetaram Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso e tantos nomes da MPB.
Até hoje não provada, Simonal recebeu a acusação de ter relações com o regime militar e ter, inclusive, denunciado colegas de profissão, fato que atrapalhou bastante sua carreira. Por conta da fama de “traidor”, foi esquecido durante as décadas de 1980 e 1990, até ser relembrado com a coletânea “A Bossa de Wilson Simonal”. Morreu em junho de 2000.
O Brasilidade é produzido por Ronaldo César e co-produzido por Juliana Braga e vai ao ar aos domingos, às 18h, com reprise as terças-feiras, às 23h.
Da redação/JU
Veja também

Um Lugar de Fala pauta adultização de crianças e adolescentes nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Identidade Cultural apresenta o acervo Mucuripe neste sábado
Autor: Wanessa Tavares