Agenda Cultural - Gonzagando destaca Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga
Por ALECE03/05/2012 20:09 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga, cujo edital foi publicado em fevereiro, será detalhado no programa Gonzagando desta quinta-feira (03/05). A iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) para celebrar o centenário do Rei do Baião vem sendo desenvolvida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). As inscrições foram encerradas no dia 19 de março.
O objetivo do concurso, de acordo com o edital disponibilizado no portal do MinC, é selecionar projetos de criação, produção e/ou difusão de obras, atividades ou produtos de cunho musical que homenageiam o músico e compositor Luiz Gonzaga, no centenário de seu nascimento.
Nesse contexto, os projetos a serem inscritos poderão ser composições, arranjos, espetáculos, exposições, obras audiovisuais, cancioneiros, livros, discos, sites, revistas, pesquisas, seminários, ciclos de debates, palestras e oficinas. Os prêmios aos selecionados somam R$ 970 mil.
Nascido em Exu, zona rural de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga deu visibilidade à vida e saga dos nordestinos em composições inventivas e divertidas. Em 1941, apresentou a música de sua autoria Vira e Mexe no programa de Ary Barroso.
Em seguida, foi contratado pela gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Em 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor: Dança Mariquinha. Até o fim da vida, em dois de agosto de 1989, gravou 45 discos e sagrou-se um dos principais representantes da música brasileira.
O programa Gonzagando é transmitido pela FM Assembleia (96,7 MHz) todas às quintas-feiras, a partir das 20h, com produção da jornalista Fátima Abreu, e apresentação do radialista Gerardo Anésio.
PE/CP
Veja também

Solenidade homenageia terreiro de candomblé mais antigo em atividade no Estado
Autor: Giovanna Munhoz
Socorristas voluntários de Fortaleza são homenageados em sessão solene na Alece
Autor: Luciana Meneses