Notícias

Agenda Cultural - Perfil retrata vida da bailarina Dora Andrade

Por ALECE
10/02/2012 18:25 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

 

O programa Perfil da TV Assembleia (canal 30) apresenta neste sábado (11/02) a história de Dora Andrade, bailarina, coreógrafa e fundadora da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca). “Pela primeira vez a dançarina vai relatar fatos de sua vida”, adianta a coordenadora de núcleo do programa, Ângela Gurgel. O programa será exibido a partir das 22h, com reprise no domingo, 20h.

Com produção, edição e roteiro do estudante de jornalismo, Vinícius Augusto, o Perfil também vai contar a história e retratar os desafios vividos pela Escola de Dança, que atualmente atende mais de 400 jovens.


A Edisca é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1991, que promove o desenvolvimento de crianças em situação de risco social, por meio da dança, teatro e artes. Localizada no Conjunto Luciano Cavalcante, em Fortaleza, a escola também atua no fortalecimento do ensino formal, entre outras ações. As famílias das crianças participam de cursos e programas.


Os espetáculos de dança organizados pela Edisca são conhecidos mundialmente. Ao todo, foram nove produções. “O Maior Espetáculo da Terra” (1992), primeira produção, mostrou no palco a arte mambembe; “Elementais” (1993) representou o universo mágico de fadas, duendes e gnomos; e ”Brincadeiras de Quintal” (1995) resgatou o lúdico dos jogos infantis.

“Jangurussu”, de 1995, narrou à degradação das famílias que sobrevivem dos lixões nas grandes cidades, lotou o Theatro José de Alencar em diversas temporadas e ganhou o Prêmio Funarte de melhor coreografia.
PE/AT

Veja também