Notícias

Alcance Enem inicia aulas de 2023 com foco na preparação para ensino superior

Por Samaisa dos Anjos
18/03/2023 11:52 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Deputada Jô Farias, deputado De Assis Diniz e equipe do Alcance Enem recepcionaram alunos em aula inaugural de 2023 - Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã deste sábado (18/03), a aula inaugural do programa Alcance Enem, iniciativa da Casa para a preparação de jovens da rede pública para o ensino superior e para o mercado de trabalho. 

Os estudantes lotaram o Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes e outras 15 salas do anexo II da Alece para acompanhar a recepção e primeiras atividades do Alcance neste ano. Em 2023, o programa tem mais de 1.213 inscrições validadas, contemplando jovens com as atividades presenciais e também de forma virtual, com plataforma e transmissão das aulas. 

A deputada Jô Farias (PT), coordenadora-geral do programa Alcance, deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a importância de empreender a jornada em busca dos objetivos de forma coletiva. “Estamos aqui por vocês para caminharmos juntos, alcançarmos nossos sonhos e objetivos de vida. Somos uma equipe, não fazemos nada sozinhos”, afirmou. 

Ela agradeceu toda a equipe do Alcance, enaltecendo a importância do programa para a vida dos jovens participantes. Para a parlamentar, a juventude precisa de mais espaços como o Alcance para criar oportunidades para a vivência da cidadania de acordo com as escolhas e sonhos de cada um. 

O deputado De Assis Diniz (PT) também recepcionou os estudantes, comentando que o auditório lotado indica a força e as demandas da juventude por oportunidades. Ele sensibilizou ainda os estudantes para o processo de transformação que envolve igualdade, fraternidade e coletividade.

NOVOS ALUNOS

No auditório lotado para a primeira aula de 2023, Natália Mendes, de 17 anos, viu colegas da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo Petrola, localizada na Barra do Ceará. 

Ela comenta que um diretor de turma da escola avisou aos estudantes sobre o programa, explicando o processo para participar e fazendo com que muitas pessoas se interessassem e inscrevessem. Natália prevê uma rotina puxada com as aulas regulares do 3º ano do ensino médio, cursos extras e as aulas do Alcance, mas indica que vai valer a pena para esta etapa da vida. 

Foto: Marcos Moura

Estudante do 3º ano, Maria Clara Alves de Sousa, de 16 anos, avalia que quase todos os colegas do 2º e 3º anos da EEEP Maria José Medeiros, no Papicu, se inscreveram no Alcance Enem após sensibilização por parte dos professores. Ela tem planos de estudar Marketing no ensino superior e pretende marcar presença nas aulas do programa todos os sábados na Alece. 

INSPIRAÇÃO

Na entrada do auditório, os novos estudantes encontraram fotos e depoimentos de participantes do Alcance que foram aprovados em diferentes cursos ao longo dos anos, indicando a importância do programa, da dedicação e dando dicas para o processo de estudo.

No palco, os agora estudantes universitários Davi Colares e Nonato Farias incentivaram os novos participantes a aproveitarem todas as oportunidades do Alcance ao longo do ano.

Davi, de 18 anos, foi aprovado para o curso de Letras/Português e Inglês na Universidade Federal do Ceará (UFC) e elogiou o projeto da Assembleia, do qual participou em 2022, ressaltando a importância das redações e simulados. 

Nonato, de 17 anos, também foi estudante do Alcance em 2022 e, agora, é aluno do curso Letras/Espanhol na UFC. Para ele, o conhecimento e a disponibilidade dos professores e monitores faz a diferença. “Acreditem que vai dar certo!”, incentivou.

PRIMEIRAS AULAS

A programação da aula inaugural contou com apresentação de Pernalonga, artista do hip hop, e com informações sobre a organização do programa e distribuição de aulas e atividades, assim como explicações sobre o acesso à Plataforma Alcance Virtual com o coordenador pedagógico do Alcance Enem, Evaldo Lima.

“Alcançando Felicitâncias” foi o tema da palesta da professora Ana Márcia Diógenes, que abordou questões como a capacidade de se reinventar, a integração, as formas de lidar com as frustrações. 

Coordenador pedagógico do Alcance Enem, Evaldo Lima / Foto: Marcos Moura

Os professores Fábio Frota, Marcelino Viana e Walmir Neto compartilharam estratégias para aprimorar a pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como a configuração das provas, gestão de tempo e indicações de métodos de estudo. As funções da linguagem e os diversos gêneros, como música e poesia, foram comentados pela professora Ana Cláudia e os professores Sinval Farias e Vitor Adler.

PARA ACOMPANHAR O ALCANCE

As aulas do programa Alcance Enem podem ser acompanhadas aos sábados, ao vivo, pela TV Assembleia (canal 31.1), página do Facebook do Alcance Enem e YouTube do Alcance Enem. O público pode acompanhar a programação do Alcance no perfil de Instagram do programa e no site da Alece. 

SERVIÇO 

Programa Alcance

Telefone: 3277-2590

E-mail: alcancevirtual.enem@gmail.com 

Rua Barbosa de Freitas, 2.675 - Dionísio Torres. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também