Notícias

Alece recebe a visita de estudantes de Caucaia e Fortaleza nesta quarta-feira

Por Pedro Emmanuel Goes/ Wanessa Tavares
22/03/2023 17:16 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

Na manhã desta quarta-feira (22/03), foi a vez dos alunos da Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada em Sítios Novos, Caucaia, conhecerem a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A Casa recebeu 33 estudantes do ensino médio, visita que faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

Os alunos, acompanhados das professoras Michelle Oliveira e Lidiane Barbosa, foram recepcionados pelos deputados Sargento Reginauro (União) e Cláudio Pinho (PDT), que falaram, entre outras coisas, sobre o papel do Parlamento e participação popular.

Reginauro lembrou que os deputados são representantes da sociedade e de seus interesses. “A sociedade nos dá o aval para representá-la no Parlamento. Da mesma forma, quando essa representação se desvia dos interesses de quem a elegeu, cabe ao povo cobrar”, explicou.

Cláudio Pinho também enfatizou a importância da participação popular. “Os debates que acontecem aqui são conduzidos por pontos de vista geralmente contrários, mas que buscam convergir numa solução comum que beneficie a população”, disse. Ele lembrou, entretanto, que é preciso engajamento da população, por meio do acompanhamento das discussões, para que as mudanças almejadas se tornem, de fato, possíveis.

Na ocasião, os estudantes conheceram ainda o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Eles foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) Professora Balbina Jucá de Albuquerque - Foto: Júnior Pio

Já no período da tarde, 35 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) Professora Balbina Jucá de Albuquerque, do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, foram recepcionados no Plenário 13 de Maio pelo deputado Antônio Henrique (PDT).

O parlamentar parabenizou a iniciativa do projeto O Parlamento e sua História e explicou o dia a dia do Parlamento cearense aos jovens e aos professores Estelila Fragoso Vieira (Língua Portuguesa) e Ruben Martins (Educação Física).

“Receber os alunos da escola pública de Fortaleza na Assembleia Legislativa por meio do projeto O Parlamento e Sua História é de extrema importância e tem por objetivo abrir as portas deste Poder para a juventude adquirir o conhecimento sobre a atuação dos deputados e o funcionamento da Casa Parlamentar, mantendo nossos jovens atualizados com a política do Ceará”, afirmou.

O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também