Alunos de escolas de Fortaleza e Eusébio visitam a Assembleia
Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares31/05/2023 17:15 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Hermenegildo Firmeza, localizada no bairro Vila Pery, em Fortaleza, visitaram, na manhã desta quarta-feira (31/05), a Assembleia Legislativa do Ceará. Os 33 estudantes do 3° ano do ensino médio participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).
O grupo foi recebido pelo deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que explicou o funcionamento do Parlamento, das sessões plenárias e a necessidade da democracia na vida dos cidadãos. O parlamentar explicou ainda a importância de acompanhar a vida política do Estado e cobrar os políticos eleitos.
Na ocasião, os estudantes conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
Alunos da Escola Manuel Ferreira da Silva visitam a Alece - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 43 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Manuel Ferreira da Silva, do bairro Mangabeira, no município de Eusébio, assistiram a uma palestra sobre a história da política no Ceará e no Brasil, a importância do voto e o funcionamento do Parlamento cearense, ministrada pela monitora e jornalista do Malce, Edna Pontes.
Em seguida os alunos, acompanhados pelos professores João da Silva Evangelista (Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais ) e Larissa da Silva Santos (História) conheceram o Plenário 13 de Maio, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o Malce, sendo guiados pelos monitores do Memorial: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O professor João da Silva Evangelista disse que a visita dos jovens ao Legislativo cearense "fortalece o desenvolvimento e formação da cidadania plena. Segundo ele, "é importante para os jovens compreenderem a eficácia das leis e o poder do voto, bem como a definição de políticas partidárias e das políticas públicas, pois é por meio dessas políticas que os jovens terão conquistas sociais, econômicas e ambientais (desenvolvimento sustentável)", afirmou.
Já a aluna Camila da Silva Azevedo, 16 anos, elogiou a iniciativa do projeto O Parlamento e Sua História em receber alunos de escolas "para apresentar o dia a dia da Assembleia, a atuação do deputado estadual que elegemos, onde são apresentadas leis sobre melhorias para a educação, para o meio ambiente, enfim, que trazem melhorias para a sociedade. Essa visita é uma evolução para o meu aprendizado", pontuou.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares